Quando se fala de geração de novas oportunidades de trabalho e renda, economia criativa e cultura andam de braços dados. Por isso, a Superintendência de Cultura tem atuado no recadastramento de artistas de vários segmentos e no levantamento das necessidades dos municípios em relação da produção do artesanato e das tradições culturais de todas as regiões do Estado, por meio do projeto Choque Cultural.

Até julho, 22 cidades das regiões norte e sudeste foram mapeadas, por meio de visitação ‘in loco’, com roda de conversa com artesãos e gestores culturais e aplicação de questionários. O trabalho terá sequência no segundo semestre.

“É papel do Estado e das prefeituras buscar as condições ideiais para o desenvolvimento e escoamento dessa produção”, defende o gerente de Fomento e Promoção da Cultura, Álvaro Júnior.

Outra ação que marcará o retorno aos grandes eventos de estímulo a produção artística regional, o projeto Sexta Cultural foi elaborado no primeiro semestre e terá seis edições em Palmas a partir de agosto, reunindo música, artesanato, gastronomia, literatura e outras manifestações culturais na praça do Memorial Coluna Prestes.

Por sua vez, o Memorial voltou a ter uma agenda de atividades, que incluiu participação na Semana Nacional de Museus e a exposição em homenagem ao ex-governador Siqueira Campos, em parceria com o conselheiro do TCE, Wagner Praxedes, que atraiu cerca de 6 mil visitantes.

O fomento a participação tocantinense nas feiras de artesanato de âmbito nacional, com peças em capim dourado, fibras, madeira, sementes e muitas outras matérias-primas que compõem a riqueza da produção artesanal tocantinense é outra missão so setor. No primeiro semestre, artesãos e associações selecionadas por edital foram levados a Brasília e Pernambuco.

Em nível estadual, o artesanato local também conquistou os visitantes do Espaço Empresarial na Agrotins.

Álvaro Júnior lembra ainda que foram necessários dois meses para organizar a exposição fotográfica com o tema “Potencial turístico e cultural do Tocantins”, uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Adetuc, e do deputado federal Tiago Dimas, que levou 14 imagens do Estado para o principal corredor de acesso ao plenário da Câmara do Deputados.

Já a participação social, por meio do grupo Amigos do Palacinho estimulou ações importantes voltadas para a recuperação do Museu Histórico do Tocantins, o Palacinho, que abrigou a primeira sede oficial do Governo e tem passado por obras que resultarão em um espaço mais democrático, com várias possibilidades de utilização, além de resguardar o acervo histórico e cultural tocantinense.

________________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796