Peixe completa 125 anos: Conheça os pontos turísticos famosos da região
Município com pouco mais de 10 mil habitantes, Peixe completou 125 anos em 20/06. Município esconde praias do Tocantins praticamente intocadas. Cerca de 310 km de Palmas e a 600 km de Goiânia, essa pequena cidade do Tocantins tem um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, o Tropeço, com mais de 360 ilhas. São praias de rio, ilhas de areia branca, gastronomia tradicional e cultura raiz no mesmo lugar.
A Lei Estadual nº 64, de 20 de junho de 1895, deu autonomia política ao Distrito de Peixe, com o mesmo topônimo, desmembrando-o do Município de Palmas (hoje Paranã) e instalando-o neste mesmo ano. A história da cidade de Peixe, localizada na região sul do Tocantins, carrega em si curiosidades a serem desvendadas pelo turista. A influência dos colonizadores à procura de ouro deixou costumes, lendas e tradições marcantes na cidade. Reza a lenda que uma cheia provocada pelas águas do Rio Tocantins atingiu uma grande lagoa a 2 km do povoado. Com a baixa das águas, ficou preso na lagoa um peixe de tamanho nunca visto na região. Daí o nome. Mas o que atrai o turista para Peixe são suas belas praias, às margens do Rio Tocantins.
Como chegar:
Acesso rodoviário: rodovia TO-220, que liga Peixe a Gurupi.
Acesso aéreo: pista de pouso não pavimentado de 1.200 metros.
Distante 310 km da capital, Palmas.
Praia da Tartaruga
Avaliada como uma das melhores do Estado. Praia da Tartaruga com sua suas águas transparentes e uma faixa de 225 mil m2 de areias brancas são convites para banhos e práticas de esportes aquáticos.
Na Praia da Tartaruga durante a alta temporada, em julho, a infraestrutura é montada para receber visitantes de todo o país: são minimercado, pousada, área de camping, bares, sorveterias, parque inflável, lojinhas, apresentações teatrais, oficinas de pinturas, shows musicais, entre outras opções. Os bares e restaurantes servem a comida típica e cardápios variados, como o famoso peixe frito – caranha, tucunaré e corvina – até o carneiro assado na brasa.
Como chegar:
Pela estrada de rodagem até Porto do Peixe, descendo rio abaixo. A duração do percurso fluvial demora cerca de 15 minutos.
Arquipélago do Tropeço
Além da conhecida ecopraia da Tartaruga, a cidade de Peixe, localizada a 310 km de Palmas, oferece outro paraíso. Trata-se do belíssimo arquipélago do Tropeço, o 3° maior arquipélago fluvial do mundo, formado por 366 ilhas, um paraíso oferecido pela mãe natureza.
As ilhas que formam o arquipélago têm sido visitadas por até 50 mil pessoas ao ano, segundo informações de moradores da região. O acesso é feito por barco, a partir do Porto de Peixe ou do píer da ecopraia da Tartaruga, pelo rio Tocantins acima, num trajeto de 5 km (caso saia do Porto) e 10 km (caso saia do píer). O arquipélago é o reduto da pesca esportiva e enche os olhos de quem vai conferir a beleza exótica e exuberante das ilhas de todos os tipos, cada uma com sua característica. Além disso, centenas de espécies de pássaros e plantas representam o melhor da fauna e da flora.
O arquipélago do Tropeço tem águas multicolores, ora verdes, ora azuis, dependendo do reflexo da luz do sol. Os pássaros e a vegetação formam um cenário inesquecível, e se engana quem acha que o local se resume a isso, além de uma vista de encher os olhos, há também lagoas, canais e rios que atendem a todos os estilos. É um atrativo natural capaz de surpreender quem gosta de contemplar as belezas formadas pela mistura de águas, árvores e pássaros.
Como chegar:
Estrada de rodagem que vai de Gurupi a Peixe (TO-220), seguindo-se de barco, a partir do Porto de Peixe, pelo rio Tocantins acima, num trajeto de 5 km até o Arquipélago do Tropeço.
Com informações dos sites: