Quem conhece Arraias pela paçoca de carne seca e pelo Carnaval pode se surpreender com todo o potencial turístico deste município do Sudeste do Estado, que faz divisa com Goiás, a 425 km de Palmas. Além de uma cultura riquíssima, a região é marcada pela presença de comunidades quilombolas e por atrativos naturais pouco conhecidos, como trilhas, cachoeiras e cavernas. O prefeito municipal, Hermam Gomes de Almeida, e a primeira-dama e secretária de Ação Social, Edna Braz de Almeida estiveram com o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, para pedir apoio aos projetos do município.

“Queremos potencializar o que Arraias tem de melhor, e precisamos da ajuda do Governo do Estado”, afirmou o prefeito, lembrando a importância de inserir os quilombolas no contexto turístico local, já que alguns atrativos estão localizados em terras ocupadas por essas comunidades.

As cachoeiras do município ainda são poucos conhecidas – Prefeitura de Arraias – Divulgação

A superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares, pontuou a importância de agregar as tradições culturais locais nos roteiros turísticos, sendo este um importante diferencial. Lembrou, ainda, que o Inventário Turístico do Estado chegará em breve ao município. A reunião também contou com a presença da superintendente de Cultura, Lorena Ribeiro.

O presidente da Adetuc ressaltou as condições favoráveis do município, que é uma das portas de acesso terrestre ao Tocantins, está inserido na Região Turística das Serras Gerais e conta a presença da Universidade Federal do Tocantins, que possui no Campus de Arraias o curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental.

“O Conselho de Políticas Culturais autorizou a reforma do Museu Histórico de Arraias, agora aguardamos o projeto técnico da Agência Tocantinense de Transportes e Obras”, anunciou Jairo Mariano, ao reafirmar o empenho do governador Mauro Carlesse em valorizar os municípios.

Localizado no centro de Arraias, o Museu Histórico passará por reforma – Adilvan Nogueira – Governo do Tocantins