Maju Cotrim
Atendendo a demanda de vários leitores, a Gazeta do Cerrado apurou junto ao governo do Tocantins sobre a situação dos leitos hospitalares para atendimentos aos casos de Covid 19. O maior hospital público do Tocantins, HGP, é a unidade referência para tratamento do Covid e até o momento não atendeu nenhum infectado pelo vírus.
O Tocantins contabiliza até agora 26 casos confirmados de Covid-19, sendo 16 em Palmas, 06 em Araguaína, 01 em Gurupi , 01 em Dianópolis, 01 em Cariri do Tocantins e 01 em Paraíso do Tocantins. O Estado continua sendo o único sem óbito pela doença, no Brasil.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou ainda que as 18 unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual dispõem de mais de 900 leitos disponíveis para a COVID-19, pois estão trabalhando com uma baixa ocupação dos leitos, motivo pelo qual não há provisionamento de instalação de hospital de campanha, neste momento.
Conforme o Estado, para a utilização dos 900 leitos disponíveis será necessário termos 8.808 casos confirmados, os dados demonstram que destes, somente 20% irão necessitar de hospitalização. A capacidade desses leitos durante um mês é de até 1.762 pacientes. Caso haja alta incidência de novos casos, será analisada a viabilização da ampliação de leitos clínicos.
UTIs
No início deste mês, o secretário Estadual Edgar Tollini afirmou: “Todos os leitos reservados e isolados no Hospital Geral de Palmas (HGP) possuem respiradores. Os hospitais públicos do Tocantins possuem no total 223 respiradores em funcionamento. A SES possui uma ata de registro de preço que contempla aproximadamente 200 respiradores, sobre a qual tem entrado em contato com as empresas ganhadoras para ver a entrega dos equipamentos, considerando a dificuldade mundial para a disponibilidade do produto. Caso o fornecedor não tenha a disponibilidade de entrega do mesmo, o órgão verificará novas possibilidades de compras com outros fornecedores”, garantiu.
De acordo com o gestor, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) dispõe atualmente de 131 leitos de UTI na rede Estadual e outros 157 complementares e privados, totalizando 288 leitos de UTI à disposição do Estado para atendimento de pacientes com quadros moderados a graves.
(Com dados e informações da SES)