O Hemocentro Coordenador de Palmas recebeu na manhã desta quinta-feira 7, um grupo de doadores do 22º Batalhão de Infantaria do Exército, com o intuito de suprir as demandas durante este período de pandemia.
Devido ao baixo estoque de todas as tipagens sanguíneas, as coletas programadas continuam sendo feitas por agendamento e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.
Segundo a responsável pela captação de doadores da unidade, Robéria Fernandes, devido à pandemia os doadores estão vindo bem menos.
“Estamos tentando buscar nossos parceiros de coleta externa para que eles venham até o hemocentro e façam as doações com segurança. As empresas, órgãos e instituições que se interessarem, podem solicitar agendamento prévio. Os atendimentos estão sendo feito respeitando todas as recomendações para que o doador venha ate ao hemocentro e se sinta seguro ao fazer a doação”, explica.
Ela ressalta ainda que nos dias 12 e 13 a Marinha agendou uma coleta programada na Unidade.
O soldado do efetivo profissional da 1ª Companhia de Fuzileiros do 22º Batalhão de IInfantaria, Wanthonny Gabriel Chaves Barbosa, 20 anos, foi um dos voluntários que realizaram a doação.
“Eu me voluntariei porque a doação de sangue é importante para ajudar as pessoas que estão necessitando e também salvar vidas”, afirmou acrescentando que esta é sua quarta doação e pretende continuar como doador por considerar o ato uma ação humanitária.
Quem pode doar
O candidato precisa ter de 16 a 69 anos, peso superior a 50 kg, estar saudável e apresentar documento oficial com foto, menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
Fonte: Ascom SES-TO
Foto da Capa: Tharson Lopes
#SóNaGazeta
#Hemocentros
#Sangue
#Doação
#Coronavírus