Programa Empreenda Jovem – Ensinando o Caminho do Empreendedorismo – é uma continuação do Programa Juventude Empreendedora 2.1 e atenderá 300 jovens na região

Em mais uma ação para promover a geração de oportunidades para a juventude do Tocantins, a deputada estadual Claudia Lélis (PV) destinou emenda parlamentar para a realização do programa Empreenda Jovem, de qualificação profissional, que será lançado na próxima semana em oito municípios da região sudeste do Estado. A deputada Claudia e parceiros participam do lançamento do programa na segunda-feira,16, em Lavandeira e Combinado; na terça-feira, 17, nos municípios de Aurora, Taquatinga e Ponte Alta do Bom Jesus e na quarta-feira, em Taipas.

A ideia do programa surgiu após o encerramento das aulas teóricas do Juventude Empreendedora, curso gratuito com duração de uma semana, criado para ajudar a criar e manter um negócio com poucos recursos durante a pandemia do Covid 19.

O programa Empreenda Jovem será executado pela Agência Besouro, especialista em fomento social, e conta com a parceira do Governo do Estado, Prefeituras das Cidades beneficiadas e Liga Universitária do Tocantins.

Deputada defende e oferece oportunidades e emprego para jovens

Para a deputada o programa vem com o objetivo de prestar consultoria para jovens empreendedores em situação de vulnerabilidade social e formados no Curso de Capacitação Juventude Empreendedora 2021.

“ Quando me apresentaram o projeto para dar continuidade às ações do Juventude Empreendedora eu fiz questão de destinar emenda parlamentar para dar continuidade a essa ação, e tenho certeza que a juventude da região sudeste aproveitará essa oportunidade para se qualificar. A ideia é que ao final do curso os jovens possam desenvolver habilidades em ferramentas de gestão e dar andamento aos seus negócios, principalmente promovendo a geração de renda e inserção no mercado”, afirmou a deputada.

Municípios beneficiados

Programa Empreenda Jovem será executado nos municípios de Lavandeira, Combinado, Taguatinga, Taipas, Ponte Alta do Bom Jesus, Aurora, Formoso do Araguaia e Novo Alegre. A ideia é prestar consultoria há 300 jovens nestas cidades tocantinenses.

O Empreenda Jovem conta com a metodologia exclusiva ByNecessity®️, consultoria de profissionais renomados e altamente capacitados ensinando da teoria à prática formas de empreender, canal de dúvidas 0800 disponível das 09h às 21h, desenvolvimento de identidade visual para obtenção de estratégias de venda, através de técnicas voltadas ao Marketing Digital, disponibilização de e-books e materiais complementares, entre outros.

Os jovens beneficiados serão acompanhados por 90 dias, período este que chamamos de “incubação”, onde o novo empreendedor e a nova empreendedora contam com acompanhamento para sanar dúvidas e assegurar a continuidade do negócio.

O que é Programa Juventude Empreendedora 2.1

O Programa Juventude Empreendedora 2.1 foi um curso gratuito, com duração de uma semana, criado para ajudar a criar e manter um negócio, com poucos recursos, em tempos de pandemia. A capacitação foi dividida em 11 etapas que abordam finanças, comunicação online e offline, gestão de pessoas, entre outros.

O mesmo também contou com dicas e guias práticos para auxiliar os jovens alunos a sobreviverem à crise e encontrar uma nova oportunidade de geração de renda em 2021.

O Programa foi um sucesso. O mesmo obteve mais de 39.000 jovens inscritos e, somente no estado do Tocantins, foram mais de 7.800 jovens capacitados e 79 municípios pactuados. Em comparação ao ano de 2020, onde o Estado do Tocantins obteve 561 inscritos, percebemos o crescimento de 1.144,92%. Vale ressaltar que este resultado só foi possível graças à excelente parceria com o Governo do Estado do Tocantins e também graças ao apoio das Prefeituras Municipais.

O Juventude Empreendedora 2.1 foi idealizado pelo Fórum da Juventude dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e foi uma realização do Conselho Nacional da Juventude do Governo Federal (CONJUVE) e da Besouro – Agência de Fomento Social.