Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

A rádio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), UFT FM, está fora do ar há algumas semanas. Em conversa com o diretor de da rádio, Júnior Duarte, na tarde deste sábado, 10, ele esclarece os motivos. “Houve uma descarga atmosférica de alta intensidade, ocasionando danos na rádio e me parece que em outros locais da região, ouvi falar que até o SAMU foi danificado, desde então, por a universidade ficar em uma área próxima ao lago e campo aberto, nossa antena fica muito exposta aos raios, faz aproximadamente umas duas semanas”, conta Junior.

 

O diretor também conta que estão trabalhando desde que tudo aconteceu. “ Desde a ocorrência estamos trabalhando no reparo, houve danos que podem ser sanados por profissionais daqui, esses estão sendo executados, como troca de cabos que queimaram, transformadores, e disjuntores, já os que dependem de mão de obra especializada estamos aguardando diagnóstico dos profissionais”, explica.

 

Sobre o valor do prejuízo, Duarte diz que ainda não sabe ao certo, pois alguns dos equipamentos são importados. “Ainda não posso colocar o valor do dano, pois alguns equipamentos são importados e precisam de mão de obra especializada, alguns  orçamentos estão sendo aguardados por profissionais de outros estados diante da complexidade”, relata.

 

Junior ainda fala um pouco do impacto que a falta da rádio causou na comunidade acadêmica e tocantinense que também acompanhava a programação. “Nós temos uma programação diversificada, com um jornalismo informando notícias da região e sobre o ensino, pesquisa e extensão, cultura e lazer, a emissora se apresenta como uma alternativa das emissoras comerciais, estando fora do ar, o conteúdo deixa de chegar ao seu público”, finaliza.

 

Kleber Abreu, diretor de comunicação da UFT, informa que toda a parte elétrica da rádio foi danificada. “Teremos que refazer toda a parte elétrica do cabeamento. Creio que nesta próxima semana já começam os reparos”, informa.