Presidente eleito Joe Biden toma posse nesta quarta-feira, 20 — Foto: Paul Sancya/AP

A posse de Joe Biden na presidência dos Estados Unidos nesta quarta-feira, 20, tem um aparato de segurança sem precedentes, especialmente após o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro, quando apoiadores de Donald Trump tentaram impedir a ratificação da vitória de Biden no Colégio Eleitoral.

Além de toda a força policial de Washington DC e de municípios que enviaram reforços, a cidade terá a presença de cerca de 21 mil membros da Guarda Nacional. Com isso, os Estados Unidos mantêm hoje mais militares em sua capital do que todos aqueles que estão no Iraque e no Afeganistão, somados.

A prefeita Muriel Bowser também anunciou medidas como o fechamento de ruas, pontes sobre o rio Potomac e estações de metrô desde o fim de semana, para evitar a circulação próximo a locais importantes nesta quarta-feira. E até mesmo companhias aéreas e o site de hospedagem Airbnb tomaram precauções.

Toda a área ao redor do National Mall está fechada e com cercas desde sexta-feira, e assim permanece até a noite de quinta-feira. Ruas em toda a região estão bloqueadas e veículos que estavam estacionados nas proximidades foram checados.

Também na sexta foram fechadas 13 estações de metrô, e mais duas no sábado. Policiais de trânsito receberam reforço de colegas vindos de Baltimore, Nova York, Nova Jersey, Chicago, Nova Orleans, Houston, Denver e San Francisco.

Na segunda-feira, o Serviço Secreto divulgou um mapa, informando todas as ruas bloqueadas e liberadas para circulação de pedestres e veículos entre os dias 16 e 21 de janeiro em virtude da posse. Ele pode ser consultado online.

Pessoas que moram ou trabalham em ruas fechadas têm acesso especial.

Membros da Guarda Nacional atravessam rua em Washington DC na segunda-feira (18) — Foto: Brendan Smialowski/AFP

Companhias aéreas

 

Companhias aéreas estabeleceram regras ainda mais restritas do que aquelas impostas após os atentados em Nova York em 11 de setembro de 2001, segundo especialistas em aviação.

Além de banir pessoas identificadas como participantes dos distúrbios de 6 de janeiro, elas reforçaram sua política de barrar qualquer pessoa que se recuse a usar máscaras de proteção facial a bordo. Dezenas já foram expulsas de voos nas últimas semanas.

Uma medida especial para a posse é a proibição do transporte de armas de fogo em bagagem despachada nos voos que entrem e saiam de diversos aeroportos na região de Washington.

Armas de fogo legais descarregadas normalmente podem ser transportadas na bagagem despachada, desde que estejam em uma caixa trancada, mas esta semana a regra foi excepcionalmente alterada por diversas companhias, como American Airlines, Delta Air Lines, United Airlines, JetBlue Airways, Alaska Airlines, Frontier Airlines e Southwest Airlines.

Algumas empresas também criaram determinações temporárias específicas. A Alaska Airlines, por exemplo, exige que os passageiros permaneçam sentados na primeira hora e na última hora de seus voos partindo de Washington DC ou Baltimore. Já a American Airlines não irá servir bebidas alcoólicas em voos que tenham origem ou destino em Washington DC e Baltimore no período entre 16 e 21 de janeiro.

Hospedagem

O site de hospedagens Airbnb cancelou todas as reservas de casas e apartamentos em Washington DC para evitar a hospedagem de pessoas ligadas a grupos extremistas, que poderiam estar planejando algum ataque durante a posse. O site disse que a decisão acompanha um pedido de oficiais federais e distritais para que ninguém viaje para a capital americana, por questões de segurança.

Segundo a plataforma, os proprietários e clientes que já haviam reservado sua hospedagem na cidade serão reembolsados e nenhuma nova reserva poderá ser feita até depois da cerimônia de posse. Donos de estabelecimentos também receberão pelo tempo em que ficarem proibidos de alugar.

Mapa da posse de Joe Biden — Foto: Elcio Horiuchi/G1

Mapa da posse de Joe Biden — Foto: Elcio Horiuchi/G1

 

Fonte: G1