Foto – Divulgação
Equipe Gazeta do Cerrado
O cantor Wesley Safadão publicou em seu story do Instagram sobre seu show na noite desta quinta-feira, 12, em Palmas. “Bora, bora, bora! Hoje eu tenho um show na Agrotins aqui ao lado de Palmas. Eu to aqui desde ontem na casa do Henrique e do Juliano tomando meu cafezinho, e mais tarde o bicho pega. Só lembrando que quero gravar um vídeo maravilhoso da galera da Agrotins e da galera que vai no show cantando Tchuco Nela”, disse o cantor.
Imagens feitas pela Gazeta mostram que o palco do show já está montado.
A 2ª Vara da Fazenda e Reg. Públicos de Palmas do Tribunal de Justiça do Tocantins indeferiu a ação do Ministério Público do estado (MPE) com o pedido de tutela do show de Safadão. Segundo o documento, não há provas de ilegalidade, e provavelmente o Magistrado também se restringiria a decidir com base em opinião particular do que acha ser certo ou errado, o que não merece amparo jurídico, pois vai na contramão aos deveres e obrigações
o Poder Judiciário.
“Verifica-se que as emendas parlamentares utilizadas para a contratação do show artístico impugnado já eram destinadas à Secretaria Estadual de Cultura e Turismo, o que torna, em tese, supostamente legal a execução das mesmas e impede ao Judiciário a alocação para fins diversos, em obediência ao princípio da separação dos poderes”, afirma o documento.
O magistrado também argumentou que assim como a saúde e a educação, a cultura também é um direito fundamental. “Não obstante, também, sabe-se que o orçamento público, em quaisquer tempos, tem por finalidade assegurar a concretização dos direitos fundamentais, dentre eles o direito à cultura”.
Leia o documento na íntegra.
Desde que foi anunciado como uma das principais atrações da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), o show o cantor Wesley Safadão segue sendo alvo de polêmicas.
A apresentação do artista em Palmas aconteceria no local da Agrotins, foi transferido para o Sindicato Rural às margens da BR-010 e teve até fake news de que o show não ia ser mais realizado, mas com uma reviravolta, pode ser que o show de Wesley Safadão seja suspenso.
Nesta semana, há poucos dias do show, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) ingressou com uma ação na Justiça, pedindo sua suspensão.
O cantor foi contratado pelo valor de R$ 630 mil com emendas dos parlamentares Cláudia Lelis, Cleyton Cardoso, Ivory de Lira, Léo Barbosa, Ricardo Ayres, Valderez Castelo Branco e Vanda Monteiro.
O pedido para a suspensão da apresentação do artista foi feito pelo promotor Vinicíus de Oliveira e Silva, da 9ª Promotoria de Justiça de Palmas, que alegou que o Estado tem questões mais importantes para resolver, como a Saúde e a Educação.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) também quer que o Governo do Tocantins detalhes todos os gastos com o show de Wesley Safadão.
Nossa equipe entrou em contato nesta manhã com a Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (Sectur) através do Governo do Estado, mas ainda não obtivemos resposta.
Relembre aqui
Agrotins 2022: Previsão de show na capital consta na agenda de Wesley Safadão | Gazeta do Cerrado