Foto – SES-TO/Divulgação
Focada na redução da fila de espera por cirurgias eletivas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) divulgou na segunda-feira (6), o balanço dos procedimentos realizados nas unidades hospitalares geridas pela Pasta, nos hospitais municipais conveniados e nos particulares contratados. Dados atualizados da Central Estadual de Regulação (CER), apontam que em fevereiro foram registradas 932 cirurgias e em janeiro 1.019, totalizando 1.951 procedimentos.
Os procedimentos atenderam várias especialidades, com destaque para cirurgia geral, ginecológica e cardiológica. E os números mostram uma resposta rápida e eficaz do Governo do Tocantins, para oferecer uma saúde pública de qualidade e em tempo oportuno.
O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana celebrou os números de cirurgias acumuladas nos dois primeiros meses de 2023. “Os índices mostram os resultados dos esforços de toda a equipe da Secretaria, seja na sede, nos anexos e nas unidades hospitalares. Cada um com sua função colabora para que a saúde pública tocantinense fique cada dia mais próximo do esperado pela população”, afirmou, acrescentando que “sob as orientações do governador Wanderlei Barbosa vamos buscar ampliar a oferta de eletivas e superar o que fizemos o ano de 2022, quando foram realizados mais de 10.600, procedimentos”.
Quem atende o paciente em ações como esta comenta que “é muito gratificante poder exercer a ginecologia e obstetrícia no interior e ver que de pequenos passos andamos longe. Hoje no Hospital Regional de Arraias muitas mulheres e gestantes da região são atendidas tendo acesso mais rápido à saúde e bem mais próximo do local em que reside”, disse a médica ginecologista e obstetra, Simone Queiroz.
E quem recebe o atendimento dentro do seu domicílio, agradece pela agilidade e atendimento recebido. “O processo de atendimento regionalizado foi muito importante para mim. Fui atendida com agilidade e qualidade digna para um paciente, sendo atendida com qualidade na minha região! Esse foi um fator de grande relevância para mim e demais cidadãos usuários do SUS”, disse Alessandra Ramalho, paciente da cirurgia de histerectomia total realizada em Arraias.
Cirurgias eletivas
As cirurgias eletivas são procedimentos para restabelecer a saúde e o bem-estar do indivíduo, mas que não se enquadram como urgência e emergência médica. Costumam ser programadas de acordo com a capacidade do serviço público e necessidade do paciente.
Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins tem intensificado as ações para ampliar o número de cirurgias eletivas no Estado. Em 2022 fechou o ano com mais de 10.600 procedimentos.
Fonte – Ascom SES-TO