Pesquisa mostra tendência por aumento na contratação também de produtos digitais, como cursos, e-books e apostilas

 

Os brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo. De acordo com pesquisas realizadas pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, o comércio digital parece ganhar cada vez mais protagonismo no país. Os dados indicam que 77% das pessoas compraram pelo menos uma vez em sites internacionais em 2023, seja pela variedade, raridade ou preços mais baixos.

 

Weslei Lima, gestor do Mercado Topográfico, plataforma de divulgação de produtos e serviços do setor de geotecnologia, avalia que esse movimento é reflexo do aumento do poder de compra dos consumidores e do maior acesso à tecnologia. “Com acesso fácil à internet, todos têm a oportunidade de garimpar produtos de acordo com sua necessidade, mesmo fora do Brasil, o que, por si só, mostra como o mercado nacional carece de políticas públicas e outras medidas para, pelo menos, aumentar a competitividade”, avalia.

 

Além das compras internacionais, 54% dos entrevistados adquiriram algum infoproduto (produtos digitais ou serviços vendidos na internet) no mesmo período. “A pesquisa nos mostra que 32% dessas compras são de cursos online, e-books, livros e apostilas. Trata-se de uma busca por capacitação e aperfeiçoamento crescente. Se olharmos as motivações dessas compras, estão o desenvolvimento pessoal, profissional e o aumento de renda. Entendemos, portanto, que é preciso aumentar a oferta de formas de qualificação”, afirma.

 

“No Mercado Topográfico, por exemplo, colocamos à disposição dos profissionais do nosso setor cursos e treinamentos sobre a área e sobre o uso de ferramentas e de recursos tecnológicos, pois vimos a carência que os trabalhadores enfrentavam nesse quesito. Já vendemos 100% de 2022 para 2023 e esperamos aumentar em 35% as vendas desses serviços do ano passado para este”, conta.

 

Investimento na praticidade e personalização

 

Outro dado apresentado é que 86% dos entrevistados responderam que utilizaram um aplicativo para efetuar compras, sendo a praticidade, rapidez, preços, ofertas e o acesso ao celular os principais motivos.

 

Lima diz que “várias ferramentas são utilizadas para agilizar processos pensando na praticidade do consumidor, desde o atendimento por WhatsApp até a implementação de assistentes virtuais, sem deixar de ter os atendimentos por telefone e e-mail. Com o aplicativo, você garante que a pessoa olhe diretamente seus produtos, receba notificações e seja atraída por descontos e produtos exclusivos. A criação de aplicativos não é apenas uma moda, mas sim também das maneiras mais eficazes de fidelizar um cliente”, conclui.

 

Sobre o Mercado Topográfico

 

Criado em 2022, o Mercado Topográfico é um e-commerce de divulgação de produtos e serviços do setor de geotecnologia. A plataforma concentra profissionais e soluções desenvolvidas por fabricantes, autônomos, distribuidores e licenciados, atendendo as mais variadas demandas do setor, considerando que a solução oferecida por um profissional pode ser a necessidade de uma corporação e vice-e-versa. A plataforma conta com suporte humano em horário comercial e on-line 24 horas, para cadastrados e clientes com dúvidas sobre os produtos e serviços ofertados. Além da possibilidade de oferecer equipamentos, ferramentas e outros produtos e serviços, os parceiros têm acesso às vagas de emprego e cursos de capacitação ministrados por especialistas. Para saber mais, acesse o link.