Pinturas rupestres com mais de oito mil anos de história estão ameaçadas pelas queimadas e também pelo vandalismo no Tocantins. O sítio arqueológico fica na serra do Lajeado, a cerca de dois quilômetros e meio de Palmas. A proximidade com a cidade acabou facilitando a depredação e causando prejuízos irreparáveis no local.

Os especialistas consideram as figuras um retrato dos nossos antepassados. “Essa figura aqui poder ser uma fusão entre um ser humano e um animal, no caso um pássaro. Podemos ver aqui as asas e os membro que qualificam-no como ser humano”, explica o representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rômulo de Negreiros, ao mostrar uma das figuras.

Apesar de ser proibido tocar neste tipo de arte, justamente por causa do risco de danificar a pintura, em uma delas é possível ver que pedaços da pedra foram levados.

Além da ação humana, incêndios florestais também apagam as pinturas, como explica a pesquisadora do Iphan, Júlia Cristina Bezerra. “O cerrado pega fogo, espontaneamente, sempre foi assim e isso é muito fácil de resolver, muito fácil. É só manter os sítios limpos, só retirar a vegetação, fazer uma limpeza anual e pronto. Painéis e painéis e painéis estão sendo consumidos pelo fogo. É o que eu tenho visto”.

O Brasil tem mais de 3,2 mil sítios arqueológicos, de acordo com o Iphan. A responsabilidade por cuidar do que fica na serra do Lajeado é do Governo do Tocantins., que afirma que há guardas florestais atuando em todo o parque. O local é do tamanho de dez mil campos de futebol e segundo o governo, brigadistas devem ser contratados a partir do mês que vem Durante a gravação da reportagem, a equipe não encontrou ninguém trabalhando.

Queimadas na região da Serra do Lajeado — Foto: Reprodução/TV Globo

Queimadas na região da Serra do Lajeado — Foto: Reprodução/TV Globo

Fonte: G1 TO

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796