O Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura, Esporte e Educação (Idecace) fará, nesta segunda-feira (27), a 1ª edição da Jornada do DNA do Brasil – Talentos, em Porto Nacional. Participam do encontro estudantes de 06 à 17 anos das escolas públicas do município. Também está confirmada a presença da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, do atleta olímpico Jadel Gregório, e dos deputados federais Professora Dorinha e Vicentinho Júnior. O evento acontecerá a partir das 15h, na Escola Municipal Marieta Macedo, no Setor São Francisco.
Os alunos serão avaliados por uma equipe itinerante composta por professores de educação física, nutricionista, assistente social, entre outros profissionais. O protocolo avaliativo que será aplicado abrange seis dimensões centrais do desenvolvimento humano: físico-motor; saúde; qualidade de vida; promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes; vocacional, e educacional.
O objetivo é que, ao final dos ciclos, cada estudante tenha o seu Plano de Desenvolvimento Pessoal e Profissional concluído. “Nosso objetivo é potencializar o talento da juventude tocantinense efetivando uma política pública séria e pautada em uma metodologia assertiva e única no mundo, beneficiando os municípios, as instituições de ensino públicas, os alunos, os professores e a sociedade em geral”, destacou o presidente do Instituto Idecace, Wilson Cardoso.
A Jornada começou a percorrer o estado no dia 03 de junho e já passou por mais de cinquenta municípios. Para cobrir os 63 municípios que fazem parte do projeto, o gestor regional do Programa DNA do Brasil no Estado do Tocantins, Luiz Eduardo Catapan, afirmou que há 13 equipes rodando pelo estado realizando as avaliações. “O projeto vem para agregar, vem para capacitar cada vez mais os profissionais, as escolas, os diretores… Transversalizar com os pais, com as crianças sobre temas que são muito importantes no mundo atual, como o bullying, o racismo, o meio ambiente e consegui um melhor desenvolvimento esportivo, uma melhor qualidade de vida. A ideia é transformar cada criança atendida de alguma forma, seja com a melhoria da saúde bucal, seja com a melhoria da alimentação dos seus hábitos alimentares, com a conscientização, ou com os cursos profissionalizantes”, explicou.
Instituto Idecace
O Idecace trabalha há quase 20 anos na capacitação de profissionais para contribuir com os governos, empresas, instituições e outras organizações para aprendizagem baseada no potencial humano. Com metodologia única e exclusiva, o instituto já atendeu mais de 250 mil crianças e jovens, fazendo a detecção de talentos e transformando-os em atletas com títulos regionais, nacionais e até internacionais.
Atualmente, 22 escolas de Brasília (DF) e duas em Marituba já estão sendo atendidas pela instituição, bem como as 63 cidades do Tocantins. No estado, o projeto é desenvolvido em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).