Jornalista Maju Cotrim – Gazeta do Cerrado

Novidade na área farmacêutica promete ajudar milhões de brasileiros. Nesta terça-feira, 6, em Itapira (SP) vai acontecer a inauguração oficial da nova planta industrial do Laboratório Cristália – a Farmoquímica Oncológica de produção de Insumos Farmacêuticos Ativos de Alta Potência. O O presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) é presença confirmada no evento. A agenda do presidente mostra que ele chegará ao local por volta de meio dia.

A solenidade acontecerá às 13 horas e devem estar presentes também ministros, secretários de Estado, o vice-presidente Hamilton Mourão e outras autoridades.

O senador licenciado pelo Tocantins, Eduardo Gomes acompanha o presidente e participa do evento.

Bolsonaro atende ao convite formulado pela direção do laboratório Cristália e deverá ser recepcionado pela alta cúpula da farmacêutica, entre eles o co-fundador da empresa e suplente de senador pelo Tocantins, Ogari Pacheco. Ele é um dos principais empresários do ramo no Brasil e segundo Suplente do senador Tocantinense, Eduardo Gomes.

O investimento no empreendimento foi de cerca de R$ 150 milhões em recursos próprios da empresa. Conforme a Gazeta apurou, o projeto contempla mais de três mil metros quadrados. O Cristália já conta com uma planta farmacêutica oncológica que produz o medicamento final que chega a pacientes e hospitais. Mas, para a produção desses medicamentos, era obrigado a importar os IFAs.

A planta já iniciou suas atividades produzindo seis diferentes insumos farmacêuticos ativos (IFAs). Eles são considerados de ‘alta potência’ e serão utilizados para a produção de medicamentos para o tratamento de adenomas, câncer de mama, pulmão, medula, ossos e cérebro.

O laboratório

O Cristália investe cerca de 4% do faturamento anual na criação de novos medicamentos ou tecnologias inovadoras para a saúde.