Maju Cotrim
Na próxima quinta-feira, dia 18 de novembro o Programa Calha Norte será lançado para os 139 municípios do Tocantins com presença do General Ubiratan Poty. A articulação para inserção do Tocantins é do senador e líder no Congresso, Eduardo Gomes.
Importante ferramenta para o desenvolvimento econômico e social, o Programa Calha Norte começou na prática a fazer a diferença nos municípios tocantinenses com liberação de milhões para várias cidades em obras.
No dia 5 de fevereiro de 2020, o presidente da República, Jair Bolsonaro assinou o ato que criou o Calha Norte no Tocantins. Foram 48 cidades incluídas inicialmente. A articulação foi do senador e líder do governo, Eduardo Gomes desde que assumiu o mandato no Senado.
O Calha Norte
O Programa Calha Norte foi criado em 1985 para contemplar a região norte e dois estados do centro-oeste com fronteiras internacionais, para implementar ações junto aos municípios isolados e carentes de políticas públicas. À esta época, o estado do Tocantins , que só passou a existir em 1988, pertencia ao então de Goiás. Com sua criação, passou a integrar a região norte e portanto, com direito a receber ações do Calha Norte, já que possui condições econômicas/sociais dependentes e merecedoras da atenção governamental para atendimento à sua população.