Os interessados podem se inscrever até terça-feira, 2, de forma gratuita e on-line, por meio do site da Fapt – Foto: Najara Barros/Governo Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), abriu as inscrições para a 2ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conecti). Com o tema Para um Tocantins mais Justo, Sustentável e Desenvolvido, o evento está marcado para a próxima quarta-feira, 3 de abril, das 8h às 12h, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos; e das 13h30 às 20h30, no prédio da reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas.
Os interessados podem se inscrever até terça-feira, 2, de forma gratuita e on-line, por meio do site da Fapt. As inscrições também podem ser feitas no dia do evento, caso o limite de vagas não tenha sido atingido.
A conferência, que contará com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, tem como objetivo reunir pesquisadores, gestores, empresários do setor produtivo, representantes de organizações da sociedade civil organizada, professores e estudantes de instituições de ensino e pesquisa, e demais interessados, para debater e propor soluções relacionadas à ciência, tecnologia e inovação, e promover novas políticas públicas no Tocantins.
“Nós vivemos um momento de virada tecnológica, em que o Brasil retoma e compreende a política de ciência, tecnologia e inovação como estratégica para o desenvolvimento do país, para o desenvolvimento econômico, para a retomada da industrialização. Então, a Conecti vem no sentido de a gente trabalhar a política nacional, garantindo que o Tocantins e a região Norte estejam representadas”, pontuou a presidente da Fapt, Germana Pires.
Eixos temáticos
O evento se concentrará em quatro eixos temáticos: consolidação e fortalecimento do sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação; reindustrialização em novas metas e apoio à inovação nas empresas; ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.
Os esforços irão resultar em um documento, contendo as recomendações para a política de ciência, tecnologia e inovação de interesse do Tocantins, que será encaminhado para a etapa regional e depois integrará o relatório nacional. A finalidade é compor propostas para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI 2024-2030), a ser desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Programação
Dia 03/04
8h30 – Credenciamento (Auditório do Palácio Araguaia)
9h30 – Coquetel de Abertura
10h – Cerimônia de Abertura – Boas-vindas e mesa de abertura
11h30 – Lançamento 1º Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – INCT
12h – Intervalo
13h – 13h30 – Credenciamento (Campus da UFT)
13h30 – Abertura dos Grupos de Trabalho
-Pronunciamento de abertura com diretor científico do CNPQ;
-Apresentação do documento das Conferências Livres – Rede Descer – CDR Sul, Central, Médio norte e Bico;
-Leitura e aprovação do regimento interno;
-Orientações metodológicas para os eixos temáticos.
14h30- Grupos de trabalho
17h30 – Finalização dos grupos de trabalho
18h – Plenária Geral
20h30 – Encerramento
Fonte – Secom Tocantins