Obra está dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Secretária Municipal de Saúde (Semus) informou que unidade será construída no Jardim Aureny II.
A região sul de Palmas receberá uma Unidade Básica de Saúde (UBS) construída com recursos federais. O projeto, considerado de porte V, com mais recursos, será executado no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e receberá um investimento de R$ 6,1 milhões.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde (Semus), a unidade será construída no Jardim Aureny II. O procedimento de licitação iniciará após a aprovação do orçamento de 2025. Já a assinatura da ordem de serviço está prevista para o final do primeiro semestre deste ano.
Conforme o Ministério da Saúde (MS), a unidade vai contar com cinco equipes de Saúde da Família (eSF) e cinco equipes de Saúde Bucal (eSB). A capacidade será de 500 atendimentos mensais em uma área construída de cerca de 1.000 m², espaço maior do que unidades de portes menores.
Conforme o projeto, a unidade terá uma estrutura organizacional baseada em núcleos temáticos alinhados às diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e integrando as premissas de sustentabilidade.
O secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, explicou que o projeto prevê equipamentos modernos, entre eles sistemas de reutilização da água e da iluminação.
“As hortas que estão incluídas e principalmente um espaço que seja bom tanto para o desenvolvimento das ações dos trabalhadores quanto para um bom acolhimento das pessoas que são cuidadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa mais estrutura e um melhor atendimento e cuidado integral no SUS”, acrescentou.
A Unidade Básica deverá contar com os seguintes espaços para atendimento, conforme o projeto:
– Núcleo de Acesso e Acolhimento, com uma área de espera com 72 lugares, incluindo dois assentos adaptados para pessoas com obesidade, espaço para cadeirantes e área lúdica para crianças;
– Núcleo de Cuidado Integral e Assistência Farmacêutica, com 19 consultórios, sendo quatro ginecológicos, sete odontológicos, três interprofissionais e cinco para atendimento médico e de enfermagem, além de duas salas de medicação;
– Núcleo de Práticas Coletivas, com sala ampliada para promoção de ações de saúde comunitária, fortalecimento da participação social e educação em saúde.
– Núcleo Administrativo e de Trabalho em Equipe, com três salas de integração para reuniões, atividades de preceptoria e apoio à telessaúde; anfiteatro para eventos, seminários e educação permanente; e ‘Sala de Simulação Realística, Ensino e Pesquisa’, destinada à qualificação e treinamento profissional na atenção primária.