Prefeitos eleitos nas 10 maiores cidades do Tocantins – Foto: Montagem Gazeta do Cerrado

Maju Cotrim

Nos maiores colégios eleitorais do Tocantins pouca surpresa e muitos significados nas eleições. Alguns grupos saíram fortalecidos da disputa e outros terão que se reinventar politicamente.

Dentre os significados estão continuidade e renovação. Das dez maiores cidades os prefeitos de Porto, Joaquim Maia, Adriano Rabelo de Colinas e Cláudio Santana não conseguiram se reeleger.

Em Palmas Cínthia Ribeiro (PSDB) venceu uma multioposição com muitos ataques e críticas e se consolida como uma nova liderança em Palmas partindo agora para um mandato que conquistou nas urnas.

Em Araguaína, sem surpresas Wagner Rodrigues venceu Elenil da Penha referendando o sentimento de continuidade.

Em Gurupi a experiência política que chegou a ser alvo de machismo em palanque, Josi Nunes venceu um páreo duro com Gutierres Torquarto e o governo mostrou sua força política na cidade, reduto eleitoral de Mauro Carlesse. Gurupi era questão de honra para o governo que venceu a aprovação da gestão de Laurez Moreira ao convencer a população ao optar por Josi Nunes.

Em Paraíso do Tocantins, Celso Morais venceu e tem o desafio de suceder Moisés Avelino. Representa a liderança política jovem.

Em Porto Nacional, a disputa acirrada terminou com Ronivon Maciel mostrando que a cidade optou pela renovação ao não eleger nem o atual prefeito Joaquim Maia nem Otoniel Andrade. Foi uma campanha que fica na história da cidade.

Em Tocantinópolis, Paulinho Gomes foi reeleito para mais um mandato. Por lá a familiocracia continua e há anos o poder se reveza na família.

Em Dianópolis, o petista José Salomão foi consagrado para mais um mandato com ampla vantagem numa cidade que tem forte sentimento bolsonarista.

Em Colinas a grande surpresa, Dr Kasarin venceu o atual gestor Adriano Rabelo o que gerou espanto na cidade. Kasarin tem muitos desafios pela frente. A cidade também optou por renovar ao escolher Kasarin.

Em Guaraí, Fátima Coelho venceu as eleições e vai suceder Lires Fernandes. Mais uma gestão feminina na cidade.

Em Araguatins, Aquiles da Areia do PP venceu o pleito com 52,98% dos votos vencendo o ex prefeito Rocha Miranda e o atual Claudio Santana.

Em Miracema, Camila Fernandes venceu com sentimento popular após uma campanha de superação.