Mateiros é uma das cidades que compõe o Jalapão – Foto – Divulgação

De Mateiros- Maju Cotrim

Mateiros: cidade referência do Jalapão. O turismo passa por aqui não só pelas caminhonetes com turistas, mas por toda uma cadeia que gira em torno do município.

Mateiros fica a 310 km de Palmas, localizada em uma região turística. Com uma população estimada em 2.684 habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No Tocantins, Mateiros foi a última cidade a registrar um caso de Covid ainda no ano passado. O município tem 47 casos confirmados até este domingo, 6. Apenas um mateirense está ativo.

Está entre as sete cidades do Estado que “menos sofreram” com a pandemia. A que tem menos infectados é Novo Alegre com 16 casos.

Ninguém morreu até hoje por complicações causadas pelo vírus no município que tem parte considerável de sua população de idosos.

Nas ruas em meio à espera ansiosa pela vacinas a população segue com máscaras, inclusive as crianças.

Os turistas jantam nas próprias pousadas e quase não circulam pela cidade à noite. Nas pousadas, trabalhadores também seguindo as recomendações e redobrando a limpeza dos quartos.

A Gazeta constatou que o esforço para “não pegar Covid” na cidade continua por parte dos moradores que conversamos.

O empresário Moisés, que atende turistas contou à nossa equipe que teve a doença há 15 dias atrás. “Senti um mal estar, fiz um exame e confirmei que era Covid, graças a Deus minha mulher e meu filho não pegaram”, disse.

Moisés é empresário e se recuperou da Covid – 19 – Foto – Gazeta do Cerrado

Quatro meses após a reabertura do turismo, mesmo recebendo visitantes de vários lugares, os índices de infecção não aumentaram , ao contrário de várias cidades do Tocantins no início deste ano.

O Jalapão preocupou muito as autoridades de saúde em razão da logística para possível necessidade de transferência de pacientes, o que fez com que medidas fossem tomadas logo no início da pandemia.

A maior preocupação das autoridades de saúde local era com o isolamento da região. O Jalapão não tem nenhuma estrada pavimentada e as que existem são consideradas de difícil acesso.

Estradas de Mateiros – Foto- Gazeta do Cerrado

Também não há hospitais na região, apenas postos de saúde. Casos complexos costumam ser encaminhados para Palmas e por terra essa viagem pode demorar até 4h30.

Outro motivo de alerta foi o fato de que grande parte da população do parque é de comunidades quilombolas. Esta população é considerada mais vulnerável ao coronavírus porque não possuí parte dos anticorpos que podem ajudar na recuperação da doença. A visitação na comunidades tradicionais, como o povoado Mumbuca, seguem suspensas como medida de prevenção na região.

Mateiros não brincou com o vírus

Barreiras sanitárias. sanitização de órgãos públicos, ambientes públicos e medidas de educação e prevenção na cidade foram as estratégicas contra a Covid.

O secretário de saúde Sinvaldo dos Santos Morais conta que o 1º caso foi em julho de 2020. “A gente trabalhou de forma integrada , saúde, turismo, meio ambiente, educação, conselho tutelar, a gestão municipal e conseguimos manter este tempo”, disse á Gazeta.

A vacinação já começou na cidade. Até agora foram 16 doses na primeira etapa para os profissionais da linha de frente.

“Estamos cumprindo o que é determinado pelo Ministério”, garante.

A cidade receberá de 17 a 20 novas doses para continuar a imunização.

Visitantes no Jalapão em 2020

As medidas de distanciamento por causa da pandemia de Covid-19 e as visitas somente com agendamento não afastaram os turistas do Jalapão.

Dados divulgados nesta terça-feira (8) pela Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetuc) mostram que houve crescimento na quantidade de visitantes no parque em novembro. A comparação é com o mesmo período de 2019.

O número mais expressivo é o de visitantes nas Dunas, atração que é símbolo da região. Ao longo do mês, o local recebeu 3.687 visitantes, ou 77,7% a mais do que no mesmo período de 2019.

Até o momento, apenas as Agências de Turismo estão autorizadas a realizar os agendamentos.

Normalmente, os visitantes fecham pacotes com os operadores turísticos e visitam várias atrações em uma única viagem. As atrações particulares, como os fervedouros, também têm restrições, mas a fiscalização fica por conta dos proprietários.

Apesar da visitação não ter os mesmos requisitos que das atrações públicas, os donos dos atrativos assinaram termos de compromisso em que concordam em não permitir que os ambientes fiquem lotados.

Mais de 99% dos turistas que visitaram o Jalapão em novembro eram brasileiros. Entre os estados, os maiores números são de visitantes vindos de São Paulo (41,6%), Rio de Janeiro (13,0%), Minas Gerais (8,0%), Tocantins (7,6%) e Paraná (5,1%).

Hoje estão licenciadas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) 85 agências de viagens e turismo e 325 guias de turismo e condutores ambientais.

Veja mais conteúdos do Jalapão

Conheça Dona Rosa: a desbravadora que transformou a necessidade num negócio no Jalapão: “depois da vacina tudo vai acalmar”

#GazetaNaEstrada: Mumbuca se readapta com efeitos da pandemia e projeta turismo de base comunitária