As Serras Gerais receberam equipes da Agência de Turismo do Tocantins (Adetuc) para elaborar levantamento dos potenciais turísticos da região. De início, os trabalhos se concentram em Almas e Arraias. O diagnóstico será feito em 49 municípios que fazem parte do Mapa do Turismo do Tocantins, dentro das sete regiões turísticas: Bico do Papagaio, Vale dos Grandes Rios, Lagos e Praias do Cantão, Encantos do Jalapão, Serras e Lago, Serras Gerais e Ilha do Bananal.
O Inventário da Oferta Turística envolve o levantamento, a identificação e o registro dos atrativos turísticos, dos serviços e da infraestrutura de apoio ao turismo. O objetivo é que o material seja usado para planejamento, gestão e promoção da atividade turística.
Todas as informações coletadas no processo de inventariação serão inseridas na Plataforma Integrada do Turismo (PIT). O levantamento poderá ser utilizado para consulta de estudantes, empresários, pesquisadores e ficará disponibilizado para visitantes e planejadores.
As Serras Gerais é considerado um paraíso escondido do Tocantins, mas nos últimos anos têm se tornado destino de muitos turistas. A região fica no sudeste do estado, sendo que os atrativos estão espalhados por vários municípios. São rios de água cristalina, cachoeiras, serras e cavernas.