Doar sangue é um ato de amor, disso muitas pessoas já sabem e já se sensibilizaram da importância. O que muita gente talvez não saiba é que, segundo o Ministério da Saúde, os estoques dos Hemocentros costumam ter grandes baixas nos períodos que antecedem feriados prolongados e férias escolares.

Com o intuito de sensibilizar novos doadores de sangue e medula óssea, a Hemorrede do Tocantins realizou ações em diversas regiões do Estado. Em Palmas, ocorreram no último final de semana mobilizações na Feira da 304 Sul, Feira do Bosque, Feira da 307 Norte, Feira do Aureny III, além de faculdades particulares da cidade.

Uma das mobilizadoras, a captadora de doadores, Dayana Lima, disse que a ação foi oportuna para tirar dúvidas sobre os procedimentos de doação. “A ação foi muito boa, essa aproximação do hemocentro com a comunidade ajuda muito, porque além de lembrar aos doadores de que já está no momento de fazer uma doação, temos a oportunidade de tirar as dúvidas daquelas pessoas que têm interesse sobre assunto, mas por desconhecimento ou medo acaba não realizando a doação”, afirmou.

A enfermeira do setor de captação do hemocentro coordenador, Samara Cardoso, ressaltou a necessidade de reforçar os estoques nesta época do ano. “Este período de festa é sempre crítico para os hemocentros, quando número de doações costuma baixar pelo fato de muitos doadores participarem das festividades ou viagem, e é justamente neste período que as demandas de sangue nas emergências dos hospitais tende a aumentar”, pontuou.

Gurupi

Na quinta-feira, 14, foi realizada uma Blitz Educativa com panfletagem e orientações no centro de Gurupi. A Ação aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e teve como objetivo a conscientização da população quanto à importância da doação de sangue, cadastro de medula óssea e valorização da vida nesse período que antecede o carnaval.

No dia 1º de março, no circuito da folia, o Hemonúcleo de Gurupi irá comandar o bloco “Você é a gota que faltava”.  A responsável pela captação de doadores, Annyelle Mota, explicou como irá funcionar a ação. “Nosso bloco contará com a participação dos servidores da instituição e crianças (doadores do futuro). Faremos a distribuição de panfletos educativos e levaremos para a avenida banners, cartazes e balões nas cores: branco e vermelho, com as tipagens sanguíneas”, disse.

Porto Nacional

A Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional realizou na sexta-feira, 22, em frente ao Banco do Brasil da cidade, às 9 da manhã, uma blitz educativa. A ação aconteceu em parceria com a Guarda Municipal de Porto, também com o intuito de sensibilizar novos doadores de sangue para o período que antecede a festividade carnavalesca.