Palmas – Foto – Washington Luis/Governo do Tocantins 

As vendas do comércio varejista no Tocantins cresceram 7,5%  na passagem de dezembro de 2022 para janeiro de 2023 e 0,1% de janeiro para fevereiro, sendo o quarto número positivo seguido no índice. Na comparação com os mesmos meses do ano passado, janeiro de 2023 cresceu 11% e fevereiro mostra uma elevação de 13,7%.
No indicador acumulado dos últimos 12 meses, é contabilizada uma queda de 1,2% em janeiro e estabilidade em fevereiro, com o registo de 0%.
O aumento apresentado em janeiro também é o maior para qualquer mês desde julho de 2021, quando houve alta de 10,3%. Cristiano Santos, gerente da pesquisa, ressalta que cada mês tem sua especificidade no setor. “É um resultado importante, porque o comércio vinha de resultados negativos ou estabilidade”, afirma.
Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), publicada recentemente pelo IBGE. Estas foram as primeiras divulgações da nova série da pesquisa, que passou por atualizações na seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e das atividades, além de alterações metodológicas, para retratar mudanças econômicas da sociedade.
Brasil
Em janeiro de 2023, as vendas no comércio varejista no país cresceram 3,8%, registrando a maior variação para o mês desde o início da série histórica, em 2000. Na análise regional da PMC, a passagem de dezembro de 2022 para janeiro deste ano mostrou alta no volume de vendas em 23 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Rio de Janeiro (8,8%) e Espírito Santo (7,9%). Tocantins ocupa o 5º lugar no ranking. Entre as quedas, as maiores foram de Mato Grosso (-1,8%), Amapá (-1,8%) e Paraíba (-1,9%).
Já em fevereiro, o Brasil registrou -0,1% de variação comparado ao mês anterior. 14 Unidades da Federação tiveram queda na comparação com janeiro. Os destaques negativos foram Paraíba (11,5%) e Espírito Santo (-5,2%). Entre os que cresceram, Roraima (2,7%), Maranhão (2,0%) Amapá (1,8%) ocupam o topo da lista. Tocantins ficou em 12º lugar no ranking nacional.
Mais sobre a pesquisa
A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.
Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação.
Fonte – Ascom IBGE