Movimento Pró BR-010 - Foto - Reprodução

Movimento Pró BR-010 – Foto – Reprodução

Uma intensa mobilização, reunindo a população de Paranã, do Distrito de Campo Alegre – ambas no Tocantins – ao lado da de Cavalcante e Teresina – em Goiás – incluindo mais de oito comunidades rurais, marcou o evento em defesa da construção da BR 010 em seu traçado original, realizado dia 16/3, às margens da futura rodovia, próximo à divisa entre os dois estados.

O deslocamento em massa dos habitantes, que enfrentaram as difíceis condições da estrada de terra para integrar o encontro, em pleno sábado, mostrou a disposição dos participantes, que representaram a unanimidade dos 20 mil moradores dos municípios envolvidos em cobrar do governo federal a pavimentação do trecho – já prevista no Novo PAC – respeitando o traçado original, previsto há 60 anos.

Os prefeitos de Cavalcante, Vilmar Kalunga, (PSB-GO), de Paranã, Fábio da Farmácia, (PTB-TO) e de Teresina de Goiás, Kleverton Barbosa de Mello, (DEM), prestaram contas aos participantes sobre a movimentação política e técnica realizada após a criação do Comitê de Mobilização do Traçado Original da BR 010, criado dia 19 de fevereiro. A organização já conta com resultados positivos, principalmente na conscientização dos dirigentes públicos do executivo e legislativo federal, que tomaram conhecimento sobre urgência em promover a justiça social e garantir as mínimas condições de mobilidade aos moradores da região.

Com esse objetivo, foram realizadas reuniões com autoridades do governo federal, incluindo um encontro com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, dia 29/2, em Brasília, que contou com a participação dos prefeitos dos três municípios, do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), do ex-governador do DF, Rodrigo Rollemberg, representantes das assembleias municipais, associação do Quilombo Kalunga, ao lado de produtores rurais.

Governador Wanderley Barbosa apoia o traçado original

O prefeito Vilmar Kalunga disse que não medirá esforços para a realização da obra. “Mais de 20 mil pessoas dependem da execução desse projeto para ter qualidade de vida, crescimento social e econômico e não há justificativa para essa mudança. Tenho certeza de que os nossos governantes irão apoiar essa demanda correta e que traz a justiça social”, finalizou.

O prefeito de Paranã, Fábio da Farmácia, sentiu de perto a grande mobilização dos habitantes dos três municípios, “unidos por um bem comum no sentido de garantir maior mobilidade, acesso aos serviços de saúde e escoamento da produção rural, pois o turismo e agronegócio estão em grande crescimento ao longo do traçado original da BR 010 na parte que liga os estados de Goiás e Tocantins.

O governador do Tocantins, Wanderley Barbosa, também entrou em campo em defesa do movimento e postou no Instagram, logo após a realização do evento do dia 16/3, mensagem onde demonstra com clareza o apoio à demanda dos três municípios: “BR 010 por Campo Alegre – Paranã e Cavalcante pedem retorno da BR 010 para o traçado original. Nosso governo apoia”, garantiu.

A posição das lideranças políticas encontra respaldo entre a comunidade local. A população desses municípios enfrenta diariamente estradas de terra em condições precárias, pela difícil manutenção. A temporada das chuvas, que está se encerrando agora, deixou um rastro de destruição com várias crateras abertas por toda a extensão do trajeto. Carros e motos precisam ser socorridos todos os dias pelos próprios moradores da região ao longo dos 180 quilômetros que compõem o trecho.

A comunidade aguarda por esse benefício há mais de 60 anos e a possibilidade de o trajeto ser modificado deixou a população inconformada. “Não podemos mais esperar, já levou tempo demais para o progresso chegar até nós” desabafou dona Geraldina, produtora rural da região. Opinião compartilhada pelo prestador de serviços Yuri Silva, que entrega sal mineral para bovinos no Distrito de Campo Alegre, em baldes, transportados no bagageiro da sua motocicleta. “Aqui é difícil, pelas condições da estrada, quando uma pessoa fica doente até chegar a um atendimento de saúde, muitas vezes não dá mais tempo de nada”, lamenta.

Economia – trajeto original já conta com grande fluxo de turistas e habitantes

A região possui um polo de ecoturismo em expansão, com dezenas de cachoeiras e balneários de águas cristalinas que vão desde o verde esmeralda ao azul turquesa. No entanto, a falta de pavimentação desse trecho dificulta o acesso aos turistas e os municípios deixam de arrecadar impostos e gerar empregos. Diversos projetos de agricultura e pecuária sustentável também são desenvolvidos às margens do trajeto original da BR 010, como sistemas agroflorestais e pecuária carbono nativo, uma nova certificação em fase de implantação pela Embrapa.

O município de Cavalcante, por exemplo, apesar dos seus quase 7 mil quilômetros quadrados de perímetro, dispõe de somente inacreditáveis 11 km de asfalto em toda a sua extensão – o restante são outros milhares em estradas vicinais de terra, cuja manutenção recai sobre a prefeitura. Também abriga o maior território quilombola do Brasil, com milhares de pessoas vivendo nas comunidades rurais há mais de dois séculos enfrentando todo tipo de privação, sem acesso aos mais elementares direitos constitucionais – mobilidade, segurança, atendimento à saúde com a urgência necessária e, sobretudo, o respeito à dignidade humana.

Fonte – Ascom