Quem mora em apartamento pequeno geralmente reclama do espaço para cultivar plantinhas e uma hortinha. Ter uma horta em apartamento ou kitnet pode ser mais fácil do que você imagina. As plantas cabem em qualquer cantinho e são perfeitas para quem gosta de ter temperos e hortaliças fresquinhas sempre à mão.
As imagens a seguir são ideias simples, mas que são funcionais e ainda deixa o ambiente com mais vida e frescor e de quebra contribui para a decoração do seu cantinho.
Inspire-se
Pode-se usar uma peça de feita de palete na parede da cozinha onde geralmente funciona a mini lavanderia.
Aqui a ideia é usar o espaço da janela. Além de ficar lindo, a hortinha vai pegar sol.
A inspiração abaixo não precisar mandar fazer um suporte especifico basta colocar os vasos sobre uma bancada da cozinha ou da lavanderia É importante que o vaso tenha um suporte(pratinho) para evitar de molhar o móvel ou bancada logo que as hortaliças devem ser regadas pelo menos três vezes na semana dependendo do local que as mesmas ficam, exemplo se é próximo a janela onde sempre bate sol será necessário regar mais vezes.
Ideia ótima para varanda
A ideia de vasos suspensos ajudam a ter mais espaços desocupados para outras funções.
Dicas
Iluminação
Observe bem os cantos disponíveis e escolha o mais arejado e iluminado. A luz do sol é indispensável para que a planta sobreviva.
vasos
O ideal é optar por vasos com furos no fundo. Ainda assim, cuide para que você coloque uma quantidade moderada de água.
Solo
A preparação do solo é um passo importante para seguir antes de dar início ao plantio dos vegetais. É preciso garantir que o solo da horta seja rico em nutrientes
O que plantar
2. Salsinha
Como plantar: as sementes podem ser plantadas em recipientes com profundidade de, pelo menos, 30 cm, para favorecer o desenvolvimento das raízes. Para agilizar a germinação, uma dica é deixar as sementes de molho em água por um dia antes de plantá-las.
Quando plantar: a salsa pode ser plantada em qualquer época do ano, de preferência aproveitando dias em que não faça calor ou frio excessivo.
Cuidados e quando colher: mantenha o solo sempre bem irrigado e planeje adubações frequentes. A colheita pode ser feita, em média, de dois a três meses após o plantio. As folhas devem ser colhidas inteiras.
3. Cebolinha
Como plantar: pode ser plantada em sementes ou mudas. Caso as sementes não sejam plantadas diretamente no local definitivo, o transplante pode ser realizado depois de 30 a 40 dias.
Quando plantar: durante todo o ano, dando preferência às épocas de clima ameno.
Cuidados e quando colher: solo irrigado e adubado, com abundância de nutrientes. A colheita pode ser feita de dois meses e meio a quatro meses após o plantio. Colha as folhas inteiras, retirando-as pela base e nunca pela metade.
4. Alecrim
Como plantar: o alecrim pode ser plantado por sementes ou mudas. No caso das mudas, o transplante para lugar definitivo deve ser feito apenas quando o ramo atingir entre 15 e 20 cm.
Quando plantar: plantas jovens não devem ficar expostas a temperaturas muito baixas, então prefira realizar o plantio em épocas mais quentes, como primavera ou verão.
Cuidados e quando colher: resistente a secas, as regas devem ser mais frequentes na planta jovem e podem ficar mais espaçadas na planta desenvolvida. A colheita pode ser feita a partir do terceiro mês após o plantio, sem retirar mais da metade dos ramos de uma só vez para não prejudicar o crescimento.
5. Manjericão
Como plantar: pode ser plantado em sementes já nos lugares definitivos ou para ser transplantado com cerca de 10 a 15 cm. Mudas podem ser feitas a partir de ramos de plantas adultas; neste caso, o comprimento deve ser de em média 15 cm e o ramo deve ser mergulhado em água até que as raízes se formem.
Quando plantar: o manjericão não tolera baixas temperaturas. O ideal é plantá-lo em épocas quentes, com temperaturas acima de 18º C.
Cuidados e quando colher: as folhas podem ser colhidas após dois ou três meses do plantio. A irrigação deve ser constante, mantendo o solo sempre com umidade média.
6. Alface
Como plantar: a alface pode ser plantada em sementes diretamente no local definitivo ou transplantada posteriormente – nesse caso, o ideal é fazer a mudança quando a planta já tiver de quatro a seis folhas, com o solo bastante irrigado.
Quando plantar: estações de clima ameno, como primavera e outono, são as mais indicadas para o plantio. Altas temperaturas podem impedir o desenvolvimento das sementes.
Cuidados e quando colher: a melhor maneira de colher é cortando a planta pela base, deixando cerca de 2,5 cm de caule acima do solo para que as folhas possam voltar a brotar. A planta pode ser colhida entre 55 e 130 dias após o plantio.
*Com informações do site Dicas de mulher