Maria José Cotrim

Vários trechos intransitáveis e com buracos estão em obras de manutenção no Estado. A Gazeta do Cerrado fez um levantamento e mostra a situação dos principais deles.

Com a constante troca de governo no Tocantins desde a decisão de cassação do governador Marcelo Miranda, a preocupacao era que as obras não paralisassem até porque o nível em vários trechos é crítico e coloca em risco até quem passa pelos locais.

As obras mantém o andamento na gestão interina de Mauro Carlesse que não poderá fazer atos de entrega ou inauguração em razão do período eleitoral.

Duas obras em andamento acontecem com recursos da Caixa Econômica. A primeira está preparando ordem de reinício e trata da execução dos Serviços de Pavimentação Asfáltica e Drenagem Pluvial, nas quadras 307 Sul, 309 Sul e 407 Sul em Palmas nas quadras 307 Sul, 309 Sul e 407 Sul. O índice de execução é de 94,66%, segundo cronograma da obra.

(Divulgação)

A empresa que faz a obra é a CSN Engenharia

Do mesmo recurso, está ainda em fase de ajuste de projeto para execução de ordem de reinício, as obras de execução física relacionadas a pavimentação asfáltica, drenagem acessibilidade, galerias pluviais com obras complementares a funcionalidade do sistema de águas pluviais e elaboração dos projetos básicos e executivos, a serem realizadas no setor Santa Rosa em Colinas do Tocantins. Previsão de entrega no mês de junho deste ano.

Bird

Maioria das obras de recuperação são com recursos do Bird. São seis obras em andamento atualmente, conforme levantamos os dados.

Quatro constam como concluídas sendo elas em Porto Nacional, Gurupi, Paraíso e Dianópolis.

Todas, nos casos acima, são execução de Obras de Reabilitação, serviços de recuperação preliminar e manutenção de rotina de rodovias da rede estadual. As empresas são Centro Minas, Consórcio Tocantins e Construtora Caiapó.

O trecho da TO-070 de Porto a Brejinho é um dos mais críticos do Estado e a obra realizada é de tapa-buracos. Com problema crônico nesta via, todos os anos os mesmos trechos dela ficam intransitáveis. Estava prevista a reconstrução de fato da via.

Na Regional de Araguaína e na de Tocantinópolis há obras também em andamento que tem a Construtora Jurema como responsável. Previsão de entrega no mês de junho.

(Divulgação)

Desvio Divinópolis

As obras do desvio de Divinópolis são um anseio inclusive dos agricultores e deve beneficiar os produtores de soja(40.000 hectares) da região. Na TO 255 de Porto a Monte do Carmo também as obras estão em fase de conclusão.

(Divulgação)