(Foto: Pinterest/ Reprodução)

Você acha que organizar a geladeira dá um trabalhão? Falamos com especialistas no assunto para mudar sua concepção. Com alguns hábitos inseridos no dia a dia e os utensílios certos, essa tarefa fica mais leve e você ainda evita o desperdício de alimentos. Confira!

Segundo a chef de cozinha Izabel Alvares, vencedora da 2ª edição do MasterChef Brasil e apresentadora de programas no canal Shoptime, o segredo é setorizar a geladeira. “Isso facilita encontrar o produto desejado, além de economizar energia, já que evita deixar tanto tempo a porta da geladeira aberta procurando o que deseja“, concorda Flavia Bonato, apresentadora do Shoptime.

Parte superior 

Os potes para armazenar os alimentos ajudam a conservá-los e a ganhar espaço na geladeira (Foto: ThinkStock)

(Foto: ThinkStock)

Os alimentos que precisam de mais conservação ou têm uma validade menor, devem ficar na prateleira superior, bem na altura do olhar. “Isso evita que sejam esquecidos e estraguem. Deixe-os sempre na frente”, indica a chef. “Por exemplo, mel e geleia duram muito na geladeira, então podem ficar no fundo, deixando espaço na frente para os alimentos mais perecíveis”, completa.

A personal organizer Carol Rosa, gosta de deixar tudo que é para café da manhã e lanches, além de embutidos e laticínios, nessa parte superior. “Se você quiser colocar tudo numa bandeja ou um organizador transparente, auxilia bastante e facilita na hora de higienizar. Por mais que se aconselhe a guardar os produtos higienizados, uma bandeja ajuda para, se caso vazar, é só lavá-la, sem necessidade de limpar a geladeira inteira”, explica.

Veja também – Como aproveitar o arroz que sobra das refeições

Os ovos geram muitas dúvidas, mas as  profissionais são unâmines em afirmar que também devem ficar na parte de cima e não na porta do refrigerador. “Isso porque no abrir e fechar da porta ocorre variação de temperatura, o que não é bom para alimentos perecíveis“, diz Izabel. A controvérsia tem origem no fato de que muitas geladeiras mais antigas têm compartimento para ovos na porta, o que já não acontece mais nos novos modelos. Carol ainda faz uma adendo: “Se você tiver uma área fresca em casa, como uma despensa, pode guardar os ovos lá, pois não há necessidade de deixá-los na geladeira, até porque quando vamos ao supermercado eles estão em temperatura ambiente. Mas se sua casa é muito quente, então é preciso conservá-los na refrigeração.”

Parte central

Na área central da geladeira, as especialistas indicam deixar as comidas prontas, como as sobras de refeições ou preparações que serão consumidas no dia ou posteriormente, sobremesas e tudo que já estiver cozido. “Eu compro, no próprio canal do Shoptime, várias marmitinhas, organizadores e potes que podem ser etiquetados. É legal que grupos de embalagens tenham o mesmo tamanho, com tampas para visualizar melhor e também para empilhar”, ensina Izabel. “Isso ainda deixa um aspecto mais limpo e gera ganho de espaço na geladeira”, complementa Flavia.

Já para as carnes frescas, segundo a chef, o ideal é, assim que chegar em casa do mercado, porcionar, congelar e, quando for consumir, tirar um dia antes do freezer

 

Parte inferior

Na área debaixo do refrigerador, é aconselhável guardar frutas, legumes e verduras. “Repare que a geladeira geralmente tem duas gavetas. Na de cima, eu coloco verduras e legumes, como cebola, alho, folhas, batatas; na debaixo, as frutas. Eu gosto de fazer essa separação pela questão da mistura de cheiros: a cebola do lado da uva não é muito legal, mas a cebola com o alho não vai fazer muita diferença”, explica Izabel.

Carol lembra que, muita gente não nota, mas há geladeiras que possuem setinhas nas gavetas para abrir ou fechar. “Isso porque as verduras e as frutas têm necessidades diferentes de umidade, então você empurra a seta para o lado de acordo com a indicação”, explica. “Por isso que, às vezes, a gente coloca um alimento na geladeira e não dura muito mesmo fazendo tudo com todo o cuidado”, analisa.

Uma dica para as verduras durarem mais, assim que chegar em casa das compras, higienize, seque bem e coloque em potes bem vedados. “Você pode colocar papel toalha dentro para absorver mais a água”, orienta Carol. Já Izabel, costuma colocar as verduras e legumes num saco plástico. “Eu fecho o saco, giro em torno dele mesmo para criar ar; essa quantidade de oxigênio que entra o deixa ‘fofo’ e ajuda a manter legumes e folhas por mais tempo”, explica.

Reserve as gavetas da geladeira para armazenar verduras, frutas e legumes. Não esqueça de higienizá-los antes de guardar! (Foto: Getty Images)

(Foto: Getty Images)

Porta

Segundo Carol, na porta da geladeira, pode-se guardar sucos, água, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Para guardar nesta área, pense sempre nos itens que não sofrem tanto com a variação de temperatura na questão de conservação.

Higienização

A personal organizer lembra que tudo que for guardado em geladeira deve ser higienizado antes. “As geladeiras mais modernas vêm com filtro que ajuda a eliminar bactérias e impurezas, mas, se você colocar um produto sujo, vai contaminar os outros alimentos na geladeira. Por exemplo, você higienizou suas frutas, suas folhas e está lá sua comida, então não é aconselhável chegar do mercado e colocar automaticamente a caixa de leite sem higienizá-la antes”, orienta.

Fonte: Casa & Jardim