Com direito à “Lua de sangue“, o eclipse lunar total mais longo do século acontece nesta sexta-feira (27) e poderá ser visto no Brasil por uma hora e 43 minutos. Com início às 16h30 e término às 18h13, o fenômeno será acompanhado, na sequência, por um eclipse parcial da Lua, que acaba às 19h19.

De acordo com o Observatório Nacional, a longa duração se deve ao fato de que a Lua passará no centro da sombra da Terra, algo que, inversamente (em outros casos), também pode fazer com que o eclipse seja pequeno, com duração de apenas cinco minutos. Em outras palavras, o sol estará iluminando a Terra, enquanto a Lua está atrás do nosso planeta. O satélite natural terá que realizar seu movimento orbital até sair da sombra da Terra para voltar a ter visibilidade normal.

Como o horário do eclipse lunar total é no fim da tarde, a recomendação dos especialistas é escolher um local com pouca iluminação urbana. Aliás, a dica é válida para a apreciação da maioria dos eventos astronômicos. O que poderá ser visto, entretanto, dependerá de onde você estiver. As pessoas que estão na região leste do país serão as que observarão o fenômeno em sua totalidade. Rio de Janeiro e Bahia devem ser os melhores pontos de observação. O oeste do país verá o fenômeno de forma parcial.

Em São Paulo, a previsão de tempo seco com poucas nuvens no céu pode ajudar a acompanhar o acontecimento astronômico. O Planetário do Parque do Ibirapuera organiza uma observação ao ar livre e oferecerá telescópios para que o público veja o eclipse.

Diferentemente dos eclipses solares, o eclipse lunar desta sexta-feira não requer equipamentos especiais e pode ser observado a olho nu ou mesmo com binóculos.

O Observatório Nacional informa ainda que será possível observar planetas que estão próximos da Terra, como Marte, Vênus, Júpiter e Saturno.

Outro eclipse total será visível em todo o Brasil na noite do dia 20 para 21 de janeiro de 2019.

Por que a Lua de sangue?

Lua de sangue é o nome dado pelo fenômeno ocasionado pela incidência de raios solares durante um eclipse total. Ela fica com esse aspecto porque não está iluminada integralmente pelo Sol, devido à sombra da Terra, mas ainda recebe alguma luz filtrada pela atmosfera terrestre. É isso que deixa o visual do satélite com o efeito laranja avermelhado que gerou o apelido de Lua de sangue.

Veja quais serão as fases do eclipse desta sexta-feira (27):

Fase do eclipse Horário de Brasília
Início do Eclipse Penumbral 14h 15min
Início do Eclipse Parcial 15h 24min
Início do Eclipse Total 16h 30min
Fim do Eclipse Total 18h 13min
Fim do Eclipse Parcial 19h 19min
Fim do Eclipse Penumbral 20h 29min

 

Por Lucas Agrela, do site Exame