Figueirópolis – Foto – Divulgação

A ação conjunta das forças de Segurança Pública durante o primeiro turno das eleições deste domingo (02), será acompanhada, em tempo real, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, e do Gabinete de Monitoramento instalado nas dependências do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Palmas.

Em todo o Tocantins, cerca de 4,5 mil agentes da segurança pública estão mobilizados para garantir a segurança dos eleitores tocantinenses. Além do efetivo, cerca de 660 viaturas, 4 aeronaves e 1 embarcação estarão de prontidão em todo o Estado.

 Até o momento, a Operação Eleições 2022  registrou em todo o Tocantins:

•      4 casos de compra de votos

•      7 ocorrência de boca de urna

•      9 violação de sigilo do voto

•      1 propaganda irregular

•      0 ocorrências de transporte ilegal de eleitores

 OBS:

– Um registro de queda de energia em uma seção eleitoral em Colméia, mas já resolvido antes do início do horário de votação.

– Falta de energia em local de votação no município de Goiatins, na aldeia Rio Vermelho, escola Txuaret, contudo sanado após ligarem gerador de energia a motor.

– 01 ocorrência de boca de urna em Araguaçu – 1 pessoa conduzida para a delegacia.

– 01 Boca de urna em Figueirópolis – 1 pessoa conduzida a delegacia.

– 01 Boca de urna no município de Araguaína.

– 01 Boca de urna no município de Xambioá.

– 01 Boca de urna no município de São Miguel do Tocantins.

– 01 Boca de urna em Pedro Afonso. Equipe de policiais com a equipe do GAECO avistaram diversos santinhos eleitorais no chão, agrupados, indicando que teriam sido ali jogados propositalmente.

– 01 Boca de urna em Peixe.

– 03 Ocorrências de compra de voto em Taguatinga – Fornecimento de refeições

– 01 Denúncia de compra de votos em Tupirama

– 01 Violação do sigilo de voto em Abreulândia – eleitora tirou foto da urna eletrônica

– 01 Violação do sigilo do voto em Natividade – Lavrado o TCO.

– 02 Violações do sigilo do voto em Paraíso do Tocantins. Eleitor publicou na rede social seu voto. Ambos eleitores foram conduzidos à delegacia.

– 01 Violação do sigilo do voto em Paraíso do Tocantins. Eleitor publicou na rede whatsapp seu voto. Lavrado o TCO.

– 01 Violação do sigilo do voto. Eleitor no momento da votação gravou seu voto com celular e foi conduzido à delegacia.

– 01 Violação do sigilo do voto em Pedro Afonso. Eleitor no momento da votação gravou seu voto utilizando um aparelho celular. Conduzido até a delegacia.

– 01 Violação do sigilo do voto em Cristalândia. Eleitor divulgou seu voto nas redes sociais. Conduzido até a delegacia.

– 01 Violação do sigilo do voto no município de Miracema. Eleitor divulgou seu voto nas redes sociais. Conduzido até a delegacia.

– Agressão contra mesário em Gurupi, Escola Municipal Aeroporto. Eleitor evadiu.

– Desacato, cidade de Sítio Novo. Mesária agredida verbalmente – agressor conduzido à delegacia

– 01 Propaganda irregular em Paranã.

Operação Eleições 2022

A Operação Eleições 2022 tem como objetivo garantir a segurança dos brasileiros durante o período de votação. Além dos representantes institucionais das 27 unidades federativas, também participam: representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das Polícias Civis e Militares, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dos Corpos de Bombeiros Militares, do Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), das Secretarias de Segurança Pública e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Figueirópolis

A Polícia Civil recebeu, por volta das 10 horas deste domingo, uma denúncia envolvendo um veículo GM ONIX, cor branca, que estaria envolvido em práticas de boca de urnas. Policiais empreenderam diligências e localizaram o veículo na Rua 18, ocasião que foi realizado buscas em seu interior e localizado material de campanha, motivo pelo qual o condutor do veículo foi apresentado na Delegacia para a lavratura TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência).

Araguaçu
Por volta das 9 horas deste domingo, a PM foi acionada pelo promotor de justiça Dr. Eduardo Guimarães Ferro, o qual presenciou próximo na Escola Salvador Caetano a entrega de panfletos de propaganda eleitoral em dia de votação, o que é vedado segundo a lei. A PM conduziu o autor até a Delegacia de Polícia Civil para lavratura do TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência).

Taguatinga
Neste domingo, 2, por volta das 11 horas, a equipe plantonista da 103° Delegacia de Polícia Civil de Taguatinga/TO recebeu uma denuncia originária do Ministério Público do Tocantins, informando que seria servido almoço a eleitores. Fato averiguado, sendo as responsáveis conduzidas até a delegacia para prestar esclarecimentos.

Abreulândia
Na Escola Municipal Julio Pinheiro, uma eleitora foi flagrada pelo mesário da seção, tirando da urna eletrônica. A eleitora foi conduzida pela PM à delegacia local.

Tupirama
Um eleitor compareceu a Central de Atendimento de Polícia neste domingo, 2, relatando que um homem estaria entregando santinhos de candidato em uma seção na zona rural.

Fonte – Dicom SSP-TO