Muitos são os fatores que impactam os valores de passagens aéreas. Mas é possível economizar um bom dinheiro com a viagem comprando os bilhetes com certa antecedência. Segundo um levantamento feito pela momondo, a tarifa mais barata pode ser encontrada 56 dias antes do embarque. Dentro desse prazo, a economia pode chegar a 28%.

Para chegar a esta conclusão, o estudo analisou 13,2 bilhões de preços de voos que fazem parte das 100 rotas mais populares do buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis.

O levantamento ainda mostra que fatores como dia da semana e horário também influenciam nos valores. Os preços podem variar muito dependendo do dia da semana. A terça-feira, por exemplo, é o dia mais barato para voar. Já sábado é o mais caro. A diferença de gasto entre esses dois dias é de 11%.

Ainda de acordo com o levantamento, as tarifas mais caras são as de voos adquiridos no dia do embarque.

iStock_38551422_SMALL

Nos últimos dois anos, os dados da momondo mostravam que passagens aéreas mais baratas seriam encontradas com reserva de 53 dias de antecedência. Mas em 2016, esse prazo passou a ser de 56 dias.

Para quem pretende garantir o melhor preço, a momondo oferece a ferramenta Flight Insight, que mostra o melhor dia da semana, horário de partida e temporada para as principais rotas do site. Por meio dela, turistas conseguem saber com qual antecedência devem adquirir passagens para seus destinos favoritos.