Rio Gameleira (Foto: Divulgação)

Rio Gameleira (Foto: Divulgação)

O prefeito Padre Gleibson Moreira, acompanhado de sua vice-prefeita, Francisca Ribeiro e o secretário de obras, transportes e agricultura Paulo Roberto Rosa, estiveram reunidos na tarde de ontem com duas comunidades do sertão, onde anunciaram a contratação de mais três caminhões pipas para abastecimento de água das comunidades.

Na Associação do Umburana, onde o prefeito esteve reunido com os associados ouvindo as necessidades da comunidade, ele confirmou a contratação de outros três caminhões que já iniciam o abastecimento nesta quarta-feira na região. “Nossa preocupação é grande. A estiagem já dura mais de 150 dias e nossa região é a que mais sofre nesse período. Vamos fazer uma força tarefa para garantir o abastecimento de água para o nosso povo que está sofrendo sem água no sertão”, disse o prefeito.

No Umburama, onde vivem 18 famílias a situação se agravou nos últimos dias, como afirma o senhor Jovelino Cardoso dos Santos. “Estamos vivendo um tempo que eu achei que nunca iria passar. Falta água até para o nosso consumo. Sabemos da força que o prefeito tem para buscar esse recurso e por isso que chamamos ele aqui para ouvir nossas demandas”, disse.

O presidente da Associação, Saul Cariolano da Silva, agradeceu a presença do prefeito e pontuou sobre as necessidades da comunidade. “A gente sabe da dificuldade de trazer água para o povo, e sabemos do esforço da prefeitura em manter o abastecimento. Além disso, estamos precisando de serviços de limpeza das nossas barragens para evitar que essa situação se agrave no ano seguinte. Nossa maior dificuldade aqui é a água”, destacou.

O secretário de obras e agricultura falou sobre os serviços das máquinas na região. “Estamos buscando uma parceria com o Dertins e vamos atender todas as demandas seguindo um cronograma para as limpezas destas barragens”, afirmou.

Os moradores do Sítio Novo também reuniram com o prefeito e apresentaram suas demandas, sendo que a necessidade é igual em todas as propriedades da região: a falta de água. A prefeitura já estava trabalhando com dois caminhões e agora vai atuar com um mutirão com os cinco caminhões para garantir o abastecimento em todas as comunidades.

Na próxima segunda-feira o comboio dos pipas seguem para região do Umburama e Sítio Novo para abastecer a região.

DECRETO

No dia 4 de outubro a prefeitura decretou situação de emergência diante da falta de água na região através do decreto 342/2017, depois de 130 dias sem chuva. A emergência decretada por um período de 60 dias permite a prefeitura contratar serviços emergenciais que visam garantir o abastecimento de água na região, sem necessidade de licitação como prevê a Lei 8666/1993.