Basta começar o verão para o temido potó aparecer e deixar seu rastro na pele de muita gente. E não é só ele quem ataca neste período, de acordo com Luciana Gomes, veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araguaína, durante o verão também são comuns os acidentes por escorpiões.

Os dados do CCZ mostram que no ano passado, 11 acidentes por escorpiões foram registrados em Araguaína. De janeiro a março deste ano, 37 acidentes foram registrados.

Potó
O potó é semelhante a uma formiga, mas é um inseto da família dos besouros. Sua incidência é maior nos meses de calor. É atraído pelo calor que à noite ele procura o corpo humano.

Para evitar o seu surgimento, é recomendável a troca de luzes brancas por amarelas, evitar o uso de colchas de cama de cor branca, a instalação de telas em janelas e o cuidado com resíduos, pois eles se alimentam de matéria orgânica em decomposição.

Caso perceba o potó caminhando sobre a pele, a recomendação é não apertá-lo. “Retire-o com calma e lave a área com água corrente e sabão”, recomenda a veterinária. Caso seja pressionado, o inseto libera uma secreção que provoca queimadura na pele, com intensidade e gravidade variáveis.

Resultado de imagem para queimadura de potós

secreçao do inseto causa queimaduas

“Quando afetado pelo inseto, o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde (UBS) ou o Hospital de Doenças Tropicais (HDT)”, completou a veterinária. A queimadura deve secar naturalmente e não é recomendável o uso de receitas caseiras, como pasta de dente ou margarina, por exemplo.

Escorpiões
Segundo a veterinária, os incidentes com escorpiões ocorrem em qualquer período do ano e manter a higiene é a forma mais eficaz de evita-los, já que os animais se alimentam principalmente de baratas e cupins.

“Caso a pessoa consiga capturar ou matar o animal, deve leva-lo ao CCZ para ser identificado. Em caso de picada, a recomendação é procurar atendimento médico urgente”, alerta a veterinária.

 

fonte:  Ascom Araguaína

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796