Como forma de valorizar as espécies encontradas no Estado e fomentar a educação ambiental,  a Associação dos Biólogos Tocantinenses (ATOBio), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), está com inscrições abertas para o Concurso de Fotografia para compor a capa do Guia de Bolso Ilustrado de Abelhas Nativas do Tocantins. Podem participar do certame estudantes da educação básica matriculados na rede pública ou particular de ensino do Tocantins.

As inscrições começaram nesta sexta-feira,  7, e terminam no dia 28 deste mês e são feitas exclusivamente por meio do seguinte endereço eletrônico: [email protected]. Para participar o estudante deve enviar fotografia inédita de quaisquer espécies de abelhas vivas em seu ambiente ou em atividade natural.

Junto à fotografia também devem ser enviados a ficha de inscrição preenchida e assinada, conforme modelo disponibilizado em edital, e o formulário de cessão de uso da imagem, também assinado pelo autor da foto.

Não há limite de número de fotografias enviadas pelo participante, nem exigência em relação ao equipamento utilizado para a produção das fotos, podendo ser captadas com celulares ou câmeras digitais de qualquer tipo.

Para a diretora de Desenvolvimento Científico e Profissional da Seduc,  Fabricia Neli Johann Martins, “a escolha de uma capa entre as produções fotográficas dos estudantes valoriza a abordagem diversificada de temas relativos à educação ambiental, além de estimular a criatividade e o potencial artístico do estudante, que tem a oportunidade de ter sua foto apresentada com destaque e ilustrando esse importante guia”, frisou.

Seleção e resultado

Será selecionada uma imagem para compor a capa do guia das abelhas do Tocantins, seleção a ser realizada pela comissão técnica composta por fotógrafos parceiros, equipe da ATOBio, Seduc e UFT. O resultado será divulgado no dia 5 de junho de 2021 como parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Espécies

As espécies descritas no guia têm por nomes populares: Boca de Renda, Boca de Sapo, Boca de Vidro, Borá,  Feiticeira, Irai, Irapuá, Irapuá Amarela/Vermelha, Jataí, Jataí do Chão, Lambe Olhos,  Limão,  Marmelada, Mocinha Preta, Olho de Vidro, Sanharão, Tataíra,  Tiúba,  Tubi Bravo, Tubi Manso, Uruçu Amarela, Uruçu do Chão e Chupé.

Fonte: seduc