Um concurso do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal está causando polêmica por exigir que mulheres façam exames que comprovem sua virgindade ou o exame de Papanicolau. Não existe nenhum exame com esse teor cobrado para os candidatos homens, nem mesmo de Doenças Sexualmente Transmissíveis.
O concurso é um dos mais concorridos na capital federal e oferece 779 vagas com salários que variam entre R$ 5,1 mil e R$ 11,6 mil. As inscrições estão abertas e serão encerradas no dia 18 de agosto. A prova acontecerá no dia 9 de outubro.
Em nota ao G1, o Corpo de Bombeiros do DF diz que a medida não discrimina as mulheres e que os resultados serão mantidos em sigilo. Além disso, a corporação destacou que não acha necessário nenhum exame similar para homens.
“Entendemos que a exigência do exame complementar citado não viola o sigilo das candidatas, tampouco desrespeita o direito à intimidade, à honra e à imagem. Pelo contrário, retrata o cuidado e o zelo que a corporação possui com os futuros militares, tudo em conformidade com a lei, a jurisprudência, e com orientações e determinações dos órgãos de controle do CBMDF [Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal]”, explica.