Inscrições vão até dia 06 de novembro – Foto: Divulgação

Apesar da crescente degradação ambiental, o bioma Cerrado ainda possui paisagens de grande beleza cênica e remanescentes de vegetação nativa importantes para a manutenção da biodiversidade e produção de água, alguns dos bens naturais mais valiosos do mundo. O bioma está em um posicionamento estratégico no mapa do Brasil: ele abriga oito das doze regiões hidrográficas do país e abastece seis das oito grandes bacias hidrográficas, fato que justifica o apelido de Berço das Águas.

 

A resistente vegetação composta de suas árvores tortuosas tem um importante papel no transporte de umidade e vapor d’água da bacia amazônica, permitindo regular a umidade do ar nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “Temos que lembrar que o Cerrado é compartilhado por várias pessoas, além de nos prestar muitos serviços, em especial, de fornecer um dos elementos mais preciosos, a água”, destaca Michael Becker, coordenador do projeto Áreas Protegidas Municipais no Matopiba, executado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) com o apoio da iniciativa Parceria para o Bom Desenvolvimento.

 

A iniciativa Parceria Para o Bom Desenvolvimento (Good Growth Partnership, em inglês) é executada pela Conservação Internacional (CI-Brasil), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

 

É inevitável não se encantar pelas paisagens do Cerrado. E para intensificar o contato e o olhar dos moradores do Oeste da Bahia em meio ao bioma, o projeto lançou o concurso fotográfico Cerrado: Berço das Águas, que pretende selecionar os melhores cliques de cenários naturais feitos por fotógrafos profissionais e amadores. Para participar, os candidatos precisam realizar as inscrições gratuitas no site www.cerradobercodasaguas.com .

 

“O objetivo do concurso é trazer o olhar das populações do oeste da Bahia e de Palmas e região. Para nós é importante o que o bioma significa para as pessoas e como elas enxergam o Cerrado. Esperamos que elas tragam os melhores cenários de seus municípios e apresentem essas áreas naturais, que ajudam a manter a biodiversidade, a manutenção do clima e o fornecimento de água”, destaca Aryanne Amaral, fotógrafa amadora e assistente de projetos do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).

O concurso conta com três categorias: jovem fotógrafo (18 a 20 anos), fotógrafo amador (acima de 20 anos) e fotógrafo profissional (a partir de 25 anos). Entre os critérios de avaliação das imagens estão a relação com a temática, a composição, o enquadramento e a nitidez. As fotos pré-selecionadas nas categorias jovens fotógrafos e fotógrafos amadores serão divulgadas na página do Instagram do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) no endereço @iieboficial. Os trabalhos mais curtidos até o dia 6 de novembro serão selecionados para a premiação.

 

As imagens da categoria fotógrafo profissional serão analisadas por uma comissão composta por profissionais do projeto Áreas Protegidas Municipais no Matopiba, incluindo um profissional especializado em fotografia de natureza.

 

Premiação  

 

Todos os vencedores das três categorias serão contemplados com diferentes premiações.  Na categoria Jovem Fotógrafo, o participante recebe uma câmera digital semi-profissional. Já o  1º colocado na categoria Fotógrafo Amador recebe um aparelho celular e o 1º lugar  colocado na categoria fotógrafo profissional receberá um tablet.