A China é o principal emissor de turistas pelo mundo. Em 2018, mais de 135 milhões chineses viajaram entre duas fronteiras, mas apenas 61,2 mil visitaram o Brasil. Atenta a esta lacuna e oportunidade de crescimento a Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) tem promovido ações de aproximação visando a abertura deste mercado. Na última sexta-feira (17), em Xangai, o presidente da Adetuc, Tom Lyra, participou na ITB “Dia  do Turismo Tocantins na  China”, evento que visa aproximação e também estreitar o relacionamento com o trade chinês para gerar negócios.

Na oportunidade, a Adetuc realizou apresentação sobre o Destino Tocantins, voltada para os operadores e autoridades governamentais da China. A apresentação, além de ressaltar a amizade histórica entre os países, enfatizou destinos que o Tocantins oferece, em particular, segmentos de ecoturismo e cultura.

O “Dia  do  Turismo do Tocantins na China 2019 – Belo Tocantins: O charme dos Rios e grandes lagos”. Autoridades de 15 destinos da região e 32 profissionais chineses se reuniram com o  presidente da Adetuc para trocar experiências. O anfitrião do evento foi Zhu zhenduo, manager of  bussines attracyion department  internacional e Cooperação do Ministério da Cultura e Turismo da República Popular da China, e contou com a presença de empresários Tocantinenses.

O presidente da Adetuc , Tom Lyra , destaca que a agência reconhece a importância da China no setor de turismo, tanto que, em 2019 , o país foi incluído na lista de mercados considerados estratégicos para a promoção dos produtos e destinos turísticos brasileiros no exterior.

“O Governador Mauro Carlesse tem promovido ações para estimular a vinda de mais turistas chineses ao Tocantins , o que proporciona entrada de divisas e geração de empregos e renda . Recentemente foi ampliada para cinco anos a validade do visto para o turista chinês que deseja visitar o Brasil e o procedimento para solicitação do documento foi simplificado.” afirma.

Este ano, a Adetuc promoveu a  missão tocantinense voltada especificamente para  atrair o turista  da China para o  Tocantins com o fortalecimento de ações , para promoção de roteiros integrados. Jalapão, Cantão, Serras Gerais e  Grandes rios e lagos foram apresentados especialmente por ser  destinos que podem ser compartilhados entre os dois parceiros estratégicos e com grande potencial para o Ecoturismo e o Turismo de Natureza, segmentos que agradam o perfil do turista chinês.

Agora em  Maio,  o nosso interesse em levar o estande do Tocantins para a ITB Xangai, que é a maior feira de turismo do continente asiático, foi  com ideia de buscar esse  público para fechar negócios com as nossas  receptivas agências.

Autoridades de 15 destinos da região e 32 profissionais chineses se reuniram com o presidente da Adetuc para trocar experiências – Adetuc/Governo do Tocantins

Estão sendo promovidos também roadshows em Dubai, Doha, Shanghai, Hong Kong, Pequim, com a presença de mais de 600 representantes de empresas do trade turístico chinês. Destinos e atrativos do Tocantins foram apresentados as empresas, operadores, emissivos, agências governamentais, agências de turismo e companhias aéreas chinesas. Além do Jalapão, outros destinos que também são demandados pelo público chinês, foram apresentados ao trade como é o caso do Vale dos grandes rios e lagos, conhecidos por oferecer atrativos com foco nos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Também este ano, o presidente da Adetuc lançou o novo produto “Mercado para China”, com informações específicas do turismo tocantinense. O material foi desenvolvido pela Secretaria da Comunicação (Secom) com o intuito de aumentar a compreensão sobre os atrativos Tocantinenses para facilitar a atuação no mercado. Os vídeos, com as características gerais sobre os atrativos, está disponível em pen drive a todo o trade chinês

Segundo Lyra, a ideia do documento visa subsidiar o trade internacional com informações do Tocantins e vice e versa , para que as empresas  entendam as tendências e oportunidades daquele país e atendam às exigências dos turistas chineses.

Para ele, a participação na “Dia do Turismo do Tocantins na China” e todas as ações em andamento, como o trabalho com o trade chinês, a possibilidade de abertura de mais voos, estímulo ao público final com aumento na promoção e o avanço na aproximação, do governo do Estado e setor privado, entre Tocantins e China podem gerar grandes resultados para o turismo.

“A China é, desde 2009, o principal parceiro do Brasil no comércio exterior. A corrente de comércio alcançou US$ 74,8 bilhões no ano passado. Chegou a hora de também aprofundarmos nossos laços na indústria do turismo. A Adetuc vislumbra um grande potencial para que mais chineses conheçam o Tocantins e se encantem com nossa natureza, povo e cultura”, conclui.

Fonte: Ascom Adetuc

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