Conforme os números apurados pelo Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), a confiança dos empresários industriais em relação a economia e seus negócios sofreu uma queda de 11,5 pontos entre os meses de outubro e novembro, passando de 61,2 para 49,7 pontos no período. Em comparação com novembro do ano passado o recuo foi de 8,3 pontos.
Foi o menor resultado desde junho de 2020, quando o índice alcançou 47 pontos. Valores abaixo da linha divisória dos 50 pontos revelam que os empresários estão com falta de confiança em relação aos próximos seis meses.
“O baixo desempenho no período analisado deve-se principalmente ao indicador de Expectativas, que passou de 61,2 para 47 pontos de outubro para novembro o que indica que os empresários estão com perspectivas pessimistas para os próximos seis meses, sobretudo, em relação a economia brasileira”, avalia Gleicilene Bezerra, técnica em pesquisa da FIETO.
O estudo destaca ainda que em novembro o indicador de Condições Atuais, um dos componentes do ICEI, passou de 61,3 para 55,2 pontos, uma redução menor que em outubro e que se mantém acima da linha divisória dos 50 pontos.
Apesar dos resultados apurados apontando queda na confiança em novembro, na percepção dos empresários tocantinenses entrevistados as condições atuais de seus negócios e da economia brasileira estão melhores que nos últimos seis meses.