Na véspera de Natal, os preparativos para as comemorações estão a todo vapor, com isso, a organização da casa não pode ficar de lado. Saiba algumas dicas para facilitar nos trabalhos.

1. Priorize os locais de limpeza

Para que perder tempo com exaustivas faxinas em cômodos da casa por onde seus convidados não passarão? Ao priorizar os locais que requerem um cuidado maior com a higiene, você economiza tempo e esforço.

Então, pense nas áreas em que seus convidados irão ficar a maior parte do tempo. Isso pode incluir a sala de estar, cozinha, a entrada da casa, corredores que ligam esses cômodos e o próprio lavabo.

Uma boa ideia é começar sacudindo o capacho que fica na frente da sua porta de entrada e varrer as áreas externas como o quintal ou a sacada. Depois, lave os banheiros que serão utilizados pelos visitantes e limpe bem os espelhos. Se você quiser dar um toque final, é possível também polir as torneiras para deixá-las bem brilhantes.

Já na cozinha, limpe a geladeira e verifique se não há sobras de comida de muito tempo atrás. Assim, você conseguirá abrir espaço para guardar o que sobrar da ceia de Natal ou Ano Novo.

2. Evite o retrabalho

Nada mais desanimador do que você já ter limpado o chão, por exemplo, e ao faxinar os móveis, toda aquela sujeira cair no local que já estava pronto. Para evitar esse retrabalho, comece a desempoeirar as superfícies primeiro. Opte por começar por tudo o que está no alto primeiro. Se você tem um ventilador, por exemplo, inicie essa higiene por ele e vai descendo conforme for seguindo a arrumação. Não se esqueça das persianas ou cortinas e rodapés!

3. O aspirador de pó pode ser um ótimo aliado

Varrer a casa exige um esforço descomunal, dependendo do tamanho da sua residência. Se temos a tecnologia a nossa disposição, por que não a utilizar? Mesmo que o seu assoalho não seja de carpete, prefira o uso do aspirador de pó. Isso pode reduzir pela metade o seu tempo gasto com toda a faxina.

 

4. Divida as tarefas com os integrantes da casa

A limpeza da residência não precisar ser única e exclusivamente responsabilidade de uma única pessoa, afinal, todos moram ali. Por isso, a ideia de repartir todo esse trabalho não é uma má ideia. Essa é uma alternativa para reduzir o tempo e esforço de toda essa faxina. Uma dica do especialista da Better Homes and Gardens é incluir as crianças nessas atividades. “Tem uma meia sem par? Junte as peças em um único local e deixe os pequenos encontrarem os itens semelhantes. Será uma diversão para eles também”. Para tornar ainda mais divertido, você pode colocar até uma música para tocar.

5. Não deixe para a última hora

Sabe aquela promessa de que não iremos mais procrastinar as nossas obrigações? Pois é, não caia nessa cilada. Se possível, se organize para ter tempo de fazer tudo com calma.

 

 

Fonte: Casa e Jardim