A alta empregabilidade desses cursos se relaciona com a demanda da indústria por profissionais qualificados
Conforme o mercado de trabalho evolui, as demandas por profissionais qualificados aumenta, e isso faz com que cursos técnicos sejam cada vez mais procurados. Como muitos deles estão alinhados à demanda do mercado, a chance de sair das aulas com uma oportunidade de emprego acaba sendo grande.
Um levantamento feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) entre 2021 e 2023 com ex-alunos mostra os 10 cursos com índice superior a 90% em empregabilidade até um ano após a formação.
A pesquisa também mostra que 84,4% dos egressos estão empregados em até um ano após a conclusão do curso, marcando o melhor resultado desde a primeira edição da pesquisa em 2017-2019.
Confira os 10 cursos com melhores taxas de empregabilidade:
1º – Mecânica – 96,5%
2º – Alimentos – 95,2%
3º – Mecânica de Manutenção – 94,7%
4º – Refrigeração e Climatização – 94,5%
5º – Eletromecânica – 94,4%
6º – Automação Industrial – 93,2%
7º – Fabricação Mecânica – 93%
8º – Eletrotécnica – 92,7%
9º – Soldagem – 91,3%
10º – Manutenção de Máquinas Industriais – 90,6%
Para o superintendente de Educação Profissional e Superior do Senai, Felipe Morgado, existem aspectos que explicam a alta porcentagem para esses cursos e se relacionam com a demanda da indústria.
“O primeiro aspecto está relacionado a fatores da conjuntura, principalmente econômica, em que alguns cursos, por exemplo na área de alimentos, devido ao maior consumo, têm uma maior demanda. Tem também o aspectos ambientais, como o aquecimento global, que explica o curso técnico em refrigeração.
Por último, há aspectos relacionados as novas tecnologias que estão sendo inseridas na indústria e por isso aparecem cursos como automação eletrotécnica.”
Fonte: Metrópoles