Os-carros-que-se-despediram-do-mercado-em-2017j (Foto: Autoesporte)

2017 foi um ano cheio de lançamentos para o mercado automotivo, mas, como acontece todo ano, vários modelos também deixaram de ser vendidos. A Fiat, por exemplo, tirou de linha o Punto, um de seus hatches mais bem sucedidos para a chegada do novo Argo. Já a Hyundai interompeu as importações do i30, devido a retração do segmento de hatches médios. A baixa procura também tirou o Renault Fluence do mercado nacional, até então era importado da Argentina. Mas ele não foi o único. Confira os modelos que se despediram do mercado

Fiat Punto

Após dez anos nas lojas e mais de 280 mil unidades vendidas, o Punto encerrou sua trajetória no mercado nacional em 2017. A produção foi encerrada no começo do ano. Seu lugar, no entanto, foi ocupado pelo novo Argo, que está crescendo em vendas.

Fiat Punto 2017 (Foto: Divulgação)
Hyundai i30

Outro hatch que também sumiu das lojas este ano foi o i30. É verdade que, há pelo menos dois anos, suas vendas não deslanchavam. Além disso, o segmento de hatches médios minguou de forma irremediável. Resultado: o Hyundai deixou de importar i30. Nem mesma a sua nova geração, já vendida na Europa, tem previsão de ser lançada por aqui.

Hyundai i30 (Foto: Divulgação)
Renault Fluence

O Fluence sempre teve números tímidos de vendas no mercado nacional.  E não por ser um produto sem qualidades, mas por estar em um segmento cheio de opções e com concorrentes muito consolidados no mercado, como Toyota Corolla e Honda Civic. Diante desse cenário,Renault informou que interrompeu as importações do sedã, que até então vinha da Argentina.

Renault Fluence GT Line (Foto: Divulgação)
Linha DS

Os modelos DS3, DS4 e DS5 deram um tempo do Brasil. De acordo com a Citroën, as operações da marca no país estão passando por mudanças. Os modelos deverão ser vendidos em lojas exclusivas da marca DS. Mas até essa intenção sair do papel – o que pode acontecer em 2018 – as importações estão suspensas por tempo indeterminado.

Novo DS3 (Foto: Divulgação)
Volkswagen CrossFox

A versão aventureira do Fox não existe mais na linha da Volkswagen. Seu lugar foi preenchido pela versão Xtreme, que tem um visual aventureiro mais leve. Mas o Fox não foi o único modelo da marca a perder configurações: o Golf nacional deixou de ser vendido com o motor 1.6, as versões mais básicas do Jetta e até a gama do up! também encolheu.

Volkswagen CrossFox 2015 (Foto: Divulgação)
Chrysler 300C

Com a interrupção das importações do sedã grandão 300C, a Chrysler, no momento, não comercializa mais nenhum carro no Brasil. Ou seja, ela saiu do país.

Chrysler 300C reestilizado (Foto: Divulgação)