Larissa Marra- Jornalista Gazeta do Cerrado
Foi confirmado, nesta quarta-feira, 26, pelo Ministério da Saúde, o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus (Covid-19). Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira, 21, o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).
A equipe do Portal Gazeta do Cerrado entrou em contato com a Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins para saber quais medidas seriam tomadas no estado, ou se haveria algum reforço com relação ao risco da doença no Tocantins, a secretaria informou que a confirmação do caso não interfere na realidade do tocantinense.
“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que o primeiro caso confirmado de Covid-19 no Brasil não interfere, neste momento, na realidade tocantinense. Todo o cuidado, alinhamento e planejamento foi realizado entre a área técnica e as unidades hospitalares da rede pública, que estão capacitadas para o atendimento e encaminhamento de pacientes que possam apresentar quadro suspeito”, informou a pasta.
O caso
Em nota, o hospital afirma que o paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório domiciliar pelos próximos 14 dias. “A equipe médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele”, informou o Albert Einstein.
Na última sexta-feira, 21, as autoridades italianas notificaram nove óbitos, o que levou o governo brasileiro a incluir a Itália entre os países onde a doença está se espalhando e há risco de infecção.
No momento, há vinte casos suspeitos da doença no país. Os casos suspeitos estão assim espalhados: Paraíba (1), Pernambuco (1), Espiríto Santo (1), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2) e Santa Catarina (2) e São Paulo (11). Cinquenta e nove casos suspeitos foram descartados.
De acordo com o Ministério da Saúde, no mundo, já foram registrados mais de 80,2 mil casos do coronavírus em 34 países. Foram registradas 2,7 mil mortes causadas pela doença, sendo que os casos mais graves são aqueles que afetam pessoas com mais de 60 anos.