Embora já esteja chegando a sua metade, o ano reserva uma série de lançamentos entre carros inéditos e reestilizados. Alguns já estão para serem lançados, casos do Toyota Yaris e dos facelifts do Chevrolet Spin e do Volkswagen Golf. Sem falar em carros que já tivemos um primeiro contato oficial, exemplos do Citroën CactusChery Tiggo 4 e Tiggo 7Ford Ka renovado e do Volvo V60. A expectativa pode variar um pouco, mas uma coisa é certa: tem modelo que vale a pena esperar. E você, acrestaria algum carro?

Chevrolet Spin
Projeção mostra como deve ficar a renovada Chevrolet Spin (Foto: Renato Aspromonte/Autoesporte)

Projeção mostra como deve ficar a renovada Chevrolet Spin (Foto: Renato Aspromonte/Autoesporte)

O facelift da Chevrolet Spin já tem época certa para acontecer: a chegada às concessionárias será até julho que vem. A minivan é uma das raras com opção de sete lugares nesta faixa de preço. A versão aventureira Activ será mantida, porém, ficará mais urbana. A dianteira adotará linhas mais parecidas com as do Cobalt, que também parece servir de inspiração para a solução das lanternas, agora, espichadas até a tampa do porta-malas como no sedã compacto. O motor 1.8 e os câmbios de seis marchas não devem ter grandes alterações.

Toyota Yaris
Toyota Yaris tailandês tem o estilo do nacional (Foto: Divulgação)

Toyota Yaris tailandês tem o estilo do nacional (Foto: Divulgação)

Concorrente do Volkswagen Polo, o Yaris não está disposto a repetir os mesmos erros do Etios. O pessoal da Toyota afirma que o carro será superior ao outro compacto em tudo. A começar pelo motor 1.5, que terá 128 cv, segundo o site Autos Segredos, 21 cv a mais que o Etios. Da mesma forma, a transmissão CVT representa um salto e tanto quando comparada ao câmbio automático de quatro marchas do Toyota mais barato. Quanto ao lançamento, ele será até junho e o hatch e sedã (foto) chegarão juntos ao mercado, com preços previstos logo acima do Etios. A marca japonesa já registrou o estilo do Yaris nacional.

Volkswagen Jetta
Novo Volkswagen Jetta (Foto: Divulgação)

Novo Volkswagen Jetta (Foto: Divulgação)

Testado por Autoesporte no México, o sedã pareceu mais evoluído em vários aspectos, especialmente o espaço traseiro. O entre-eixos de 2,68 metros pode ser menor que o do Corolla (2,70 m), mas implica um aumento de três centímetros em relação ao antigo Jetta. Mas estranhamos um detalhe nada pequeno: o câmbio automático de oito marchas aplicado no Volkswagen vendido nos Estados Unidos foi trocado no país por um de seis velocidades. É a mesma caixa Tiptronic que equipa os VW nacionais. Não duvidamos que o mesmo aconteça por aqui.

Mitsubishi Eclipse Cross
Mitsubishi Eclipse Cross (Foto: Mitsubishi)

Mitsubishi Eclipse Cross (Foto: Mitsubishi)

A essa altura, você já deve saber que o Eclipse reencarnou como um crossover em sua nova geração. Já avaliado por Autoesporte na Europa, o Mitsubishi desembarcará por aqui até o início do segundo semestre em uma única versão de motorização. No lugar do 2.0 usado no primo menor ASX, com quem divide plataforma, o modelo tem um 1.5 turbo de 163 cv e 25,4 kgfm de torque e caixa CVT. Por isso mesmo, os preços ficarão logo acima do veterano. O espaço é decente para apenas quatro adultos e o porta-malas de 381 litros também mostrou-se pequeno na primeira avaliação do modelo.

Peugeot 2008
Peugeot 2008 (Foto: Divulgação)

Peugeot 2008 (Foto: Divulgação)

De presença relativamente tímida no segmento dos crossovers compactos, o Peugeot 2008 ganhou recentemente câmbio automático de seis marchas como opção para o motor 1.6 16V de 118 cv. Essa caixa ainda não está disponível para o 1.6 THP flex turbo de 173 cv, vendido apenas com transmissão manual de seis marchas. Mas tudo isso pode mudar em 2018: o crossover da marca do leão deve receber o mesmo conjunto mecânico do recém-revelado Citroën C4 Cactus nacional, com o qual divide a plataforma PF1. Seria a chance do 2008 vender como ele merece.

Volkswagen Golf
Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

Embora tenha reduzido o hiato entre o Golf brasileiro e o europeu, a sétima geração chegou por aqui bem depois de lá. Então é um pouco natural que fiquemos à espera do facelift, vendido há tempos no Velho Continente. O lançamento está previsto para até julho e o carro manterá as configurações GTI e Variant. A mecânica ficará como está, o 1.5 turbo adotado pelo modelo lá fora não substituirá o 1.4 TSI de 150 cv nacional. A gama de versões será repensada, torcemos por um 1.0 automático, porém, a única alteração confirmada é o quadro de instrumentos digital.

Volkswagen T-Cross
Lanternas devem ser um pouco mais ousadas do que na projeção do T-Cross (Foto: Renato Aspromonte/Autoesporte)

Lanternas devem ser um pouco mais ousadas do que na projeção do T-Cross (Foto: Renato Aspromonte/Autoesporte)

Confirmadaço para ser apresentado ainda no segundo semestre, provavelmente durante o Salão de São Paulo, o primeiro SUV nacional da Volkswagen não teve estilo revelado. A projeção acima foi feita com base no primeiro flagra do crossover, um furo mundial da Autoesporte. Podemos esperar por um carro com comprimento próximo do conceito conversível T-Cross Breeze (4,13 m) e entre-eixos de 2,56 metros. Se não será o maior da categoria, o T-Cross promete ser um dos mais espertos. Ele deverá contar com opção 1.4 turbo flex, que gera 150 cv e 25,5 kgfm de torque em baixa, associado ao câmbio automático de seis marchas.

Volkswagen Tarek

Volkswagen Tharu (Foto: Divulgação)

As primeiras imagens do Tharu/Tarek já vazaram na internet e o Volkswagen deve aparecer oficialmente na China antes do mercado brasileiro, onde deve começar a ser vendido apenas em 2019. Pelo que podemos ver, o resultado final segue o conservadorismo de rivais como o Jeep Compass. As linhas frontais lembram o pouco ousado Atlas, enquanto a traseira aposta em um arranjo convencional. A base será a mesma MQB A1 usada no Golf e família, perfeita para o porte de crossover médio. Já a motorização principal deve ficar por conta do conhecido 1.4 TSI de 150 cv, além de um possível 2.0 TSI.

Honda Accord
Honda Accord (Foto: Divulgação)

Honda Accord (Foto: Divulgação)

Depois do facelift dos Fit e City, além da importação do Civic Si e do CR-V, sobrou o Accord para ser lançado pela Honda. O sedã médio-grande tem duas opções de motorização: o 1.5 turbo compartilhado com o Civic, porém, mais potente e torcudo (194 cv e 26,5 kgfm) e um 2.0 turbo de 255 cv e 37,7 kgfm. O primeiro apela para a conhecida transmissão CVT, enquanto o segundo tem câmbio automático de dez marchas. O lançamento será no segundo semestre.

Kia Rio
Novo Kia Rio (Foto: Divulgação)

Novo Kia Rio (Foto: Divulgação)

O compacto é um dos eternos prometidos para o mercado nacional. Flagrado há tempos em testes, o Rio parece que chegará de fato em 2018. O modelo virá do México nas versões hatchback e sedã e o motor será o 1.6 de 128 cv usado também no HB20 e outros modelos do grupo Hyundai/Kia. O objetivo é concorrer com as versões mais caras do VW Polo e do Fiat Argo. A lista de itens será um dos bons argumentos de vendas: o Rio pode vir com ar-condicionado digital, multimídia de sete polegadas, partida sem chave, teto solar e lanternas de leds, afora seis airbags e controles de estabilidade e de tração. Pode não ser tão chamativo quanto outros lançamentos confirmados do fabricante, exemplo do Stinger, porém, será um carro para vender volumes maiores.

Jeep Wrangler
Jeep Wrangler 2018 (Foto: Divulgação)

Jeep Wrangler 2018 (Foto: Divulgação)

A Jeep prepara dois lançamentos: os novos Cherokee e o Wrangler. Enquanto o primeiro é apenas um facelift remotorizado, o segundo se trata de uma geração inteiramente nova e também virá com o mesmo 2.0 turbo de 271 cv e 40 kgfm usado no crossover. Será uma chance de chegar a preços um pouco menores que o atual carro e tanto a versão de duas portas quanto a de quatro serão comercializadas no país. No nosso primeiro contato, o Wrangler mostrou-se refinado na estrada como um crossover, no entanto, a pegada feroz no off-road continua a ser uma das suas características.

Hyundai Santa Fe
Novo Hyundai Santa Fe (Foto: Divulgação)

Novo Hyundai Santa Fe (Foto: Divulgação)

O recém-revelado Santa Fe passou a seguir a nova linguagem de estilo da Hyundai, presente em modelos como o Kona. Os faróis e luzes auxiliares separados deram um ar mal-encarado ao crossover grande, que ficou ainda maior na nova geração. São 4,77 metros de comprimento (sete centímetros a mais). O nível de tecnologia subiu um bocado. O sul-coreano agora conta com controle de cruzeiro adaptativo e assistentes capazes de evitar batidas. O modelo já está em testes pelo Brasil, mas a marca ainda não confirmou a data certa de chegada.

 

Por Revista Auto Esporte