Centenas de crianças e jovens entusiasmados com a ciência, a tecnologia e a inovação. Esse é o resumo da edição de 2022 do Torneio Interno de Robótica First Lego promovido pela Escola SESI Marlei Maria Moreira na última terça-feira (14/06) na sede do colégio em Araguaína. Lotaram os espaços organizados e decorados para o evento, pais, familiares, alunos e jurados convidados.  

 

Por causa da pandemia, o tradicional Torneio não pode ser realizado nos 2 anos anteriores, mas voltou em 2022 com o tema central “A tecnologia e a influência dela no dia a dia das pessoas. A competição é um jeito de ensinar indo além dos métodos tradicionais e de preparar os alunos para um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e exigente.   

 

Para a superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI) no Tocantins, Roseli Sarmento, a busca por um ensino que vai além do tradicional é o diferencial das escolas da instituição.  “O SESI é hoje a maior rede de educação privada do país e nós trabalhamos muito o uso das tecnologias dentro das salas de aulas. Diante da transformação digital que estamos passando a Robótica vem agregar valor ao ensino diferenciado que o SESI disponibiliza aos seus alunos”, pontuou Sarmento.   

“Já é missão da escola trazer a tecnologia na sala de aula no dia a dia, pois trabalhamos o conteúdo não somente por ele, mas para formar essas crianças e jovens preparadas para o mercado de trabalho. A tecnologia é muito importante na formação profissional. Hoje uma pessoa sem aptidões tecnológicas, dificilmente, terá uma posição de destaque. Eles aprendem brincando, essas habilidades tecnológicas são desenvolvidas nas salas de aulas, dia a dia, e isso faz com que eles adquiram gostos por profissões que eles desconheciam”, reforçou a diretora da Escola SESI de Araguaína, Carmelita Cavalcante.  

O Torneio é o resultado de meses de vivências nas salas de aulas e as sete equipes, além de desenvolveram seus protótipos (robôs), que foram testados em duas etapas na competição,  velocidade e desafio, também precisavam montar uma sala temática e apresentar soluções tecnológicas frente ao tema.  

Nesta primeira fase foram avaliados o domínio da tecnologia, do trabalho em equipe, da pro atividade e do desenvolvimento de projetos de inovação. Assuntos como a influência da tecnologia no mercado de trabalho, na ajuda com a inclusão social, no meio ambiente, no isolamento durante a pandemia, no mercado financeiro foram exemplificados e explicados pelos alunos competidores. 

A equipe da Maria Eduarda Lima, aluna da 1ª série do ensino médio, apresentou a influência tecnológica nos vários nichos de trabalho abordando o quanto a pandemia deu um boom nesta necessidade. Ela, que começou em 2022 na Escola SESI, disse nunca ter imaginado que aprenderia tanto com uma competição de robótica. “Eu achei uma coisa completamente diferente do que eu já tinha vivenciado, nunca tinha visto algo parecido e eu amei. EÉ uma experiência que, com toda certeza, eu vou levar para vida.” 

Cada equipe ainda é responsável por idealizar e criar um protótipo de um carro (robô) que compete por velocidade e por resposta de comando. Nestas etapas, o entusiasmo e vibração da torcida são semelhantes às competições de corrida de fórmula 1. Na etapa velocidade, um aluno de cada uma das sete equipes, tem que fazer o protótipo percorrer um circuito em menos tempo que o outro competidor.  Já na etapa de resposta de comando os robôs são programados, precisam reconhecer a pista e fazer todas as manobras pré-comandadas.   

Além das competições, os alunos tiveram acesso a oficinas e palestras sobre empreendedorismo digital ministradas por influenciadores digitais que empreenderam nas redes sociais e curtiram a festa da amizade que marcou o encerramento do Torneio.  

Veja como ficou o pódio: 

 

Trabalho em Equipe – ACTEC 

Desempenho do Robô – Equipe Sonic 

Melhor Programação – Equipe Odin 

Pesquisa Inovadora – Equipe Metaverso 

Melhor Apresentação Verbal – STARTUP 

 

1º GERAL- Equipe CapRobots 

2º GERAL – Equipe Tecno Power 

3º GERAL – Equipe ACTEC