Técnicas que promovem o relaxamento, físico e mental, estão sendo cada vez mais procuradas e aceitas pelas pessoas. O mindfulness, termo que indica a consciência plena de si mesmo, tem exatamente este propósito e o estado pode ser alcançado com a meditação diária — que, apesar de simples, pode acabar sendo um desafio para muitos.

Para driblar estes obstáculos, a terapeuta floral Marcia Rissato, da Mona’s Flower, dá três dicas para quem quer alcançar o estado de relaxamento pleno da mente, mas não sabe por onde começar.

1. Fique à vontade
“A meditação pode ser feita em qualquer lugar e posição. O principal ponto é: sentir-se bem e à vontade. Escolha um ambiente que lhe agrade e fique em pé, sentado ou deitado. O mais comum é fazê-la sentado com as pernas cruzadas e mãos sobre os joelhos, viradas para cima ou para baixo, ou cruzadas sob o umbigo em formato de concha”.

2. Concentre-se na respiração
“É comum que as pessoas que nunca meditaram logo prendam a respiração para evitar a entrega ao estado meditativo. A recomendação é observar e se concentrar em inspirar pelo nariz lenta e profundamente, reter por alguns segundos e expirar lentamente pela boca. A concentração na respiração ajuda a não julgar os próprios pensamentos com frases do tipo: ‘eu não deveria estar pensando’ ou ‘isso não deveria ser importante’. Enquanto estiver prestando atenção ao movimento que o ar faz no corpo, procure mentalizar sentimentos bons, como o amor, a serenidade e a gratidão. Fechar os olhos não é obrigatório, mas ajuda as pessoas mais sensíveis a perturbações externas no processo de aquietação da mente”.

3. Aposte em apps de meditação
“Estar em um ambiente calmo, tranquilo, com incensos florais e aromatizantes também ajuda bastante a ‘entrar no clima’. Hoje em dia existem até aplicativos de celular que ajudam a meditar. O Stop, Breathe & Think é um ótimo aplicativo, ele ensina a tirar cinco minutinhos do seu dia para meditar e dedicar à você”. Já o Calm Your Mind, disponibiliza sessões de dois a 20 minutos, além de disponibilizar um banco de músicas específicas para meditação. O 5 minutos: Eu Medito lembra a hora que você tem que meditar, o tempo mínimo de cinco minutos é automaticamente acrescido ao total no Meditômetro.”.

Por Carolina Belleze, por Vogue