O CMEC-TO assume a missão de impulsionar o empreendedorismo feminino no estado do Tocantins
Nesta quarta-feira, dia 14, ocorreu no auditório do Seinai CETEC o Encontro Empresarial e a posse do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura do Tocantins (CMEC). Estiveram presentes autoridades representantes do Governo do Tocantins, da Prefeitura de Palmas e de outras entidades.
O conselho é um instrumento para que as lideranças femininas discutam seus problemas e novos rumos para a comunidade empresarial, mobilizando as corporações organizadas e promovendo a economia criativa. Isso pode ser alcançado por meio do empreendedorismo, o qual possibilita o desenvolvimento cultural e uma maior inclusão social, especialmente das mulheres.
Composto por mais de 40 mulheres, o conselho possui membros da diretoria, um conselho consultivo de 6 cidades do Tocantins e 20 conselheiras representantes das associações comerciais do estado. Os CMECs são uma iniciativa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), que já obteve sucesso em todo o país e agora chega ao estado através da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet).
A presidente do CMEC-TO, Antônia Lopes Gonçalves, agradeceu a todas as mulheres que aceitaram o convite para participar do conselho e destacou a importância do empreendedorismo feminino. “Neste momento, o CMEC se une para promover ações voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo feminino em todo o estado do Tocantins. Com esta posse, temos tudo para iniciar uma grande missão de fortalecimento dessas mulheres. Queremos ajudar os pequenos e grandes negócios. Com o apoio de entidades como o Sebrae, ofereceremos cursos, mentorias e condições para estimular a atuação das mulheres no empreendedorismo”, enfatizou.
O presidente da Faciet, Fabiano do Vale, considerou o CMEC uma grande conquista, principalmente para fomentar os negócios liderados por mulheres. “No Tocantins, as mulheres estão cada vez mais à frente do empreendedorismo, seja em pequenas ou grandes empresas. Como associação, precisamos incentivar iniciativas como essas, que trazem bons resultados e contribuem para o fortalecimento do empreendedorismo e, consequentemente, para a economia do estado”, afirmou o presidente.
Durante a posse, também ocorreram duas palestras. A primeira, ministrada pela psicóloga e master coach Bianca Zórtea, que abordou a liderança da mulher empreendedora e os desafios do empreendedorismo feminino. A segunda palestra foi conduzida pela mentora de negócios Andréa Stival com o tema Família e Negócios nos 3 Pilares Amor, Família e Negócios.
O evento contou com a participação da Secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, na ocasião representando o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. E a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fernanda Halum, representando a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.
|