Distribuição de medicação em massa, sem consulta médica, preocupa conselho de Farmácia

Pelo menos dois municípios do Tocantins estão distribuindo ivermectina de forma gratuita para a população com o intuito de combater a covid-19. 

 

Para a Gazeta do Cerrado, o presidente do CRF – Conselho Regional de Farmácia no Tocantins, Maykon Paiva, disse que “o Conselho de Farmacia repudia qualquer distribuição de medicamento que não tenha comprovação clínica baseada em evidência”.

 

Ele destacou ainda que, até o momento,  não há nenhum protocolo definitivo sobre o uso do medicamento para a covid-19. Atualmente, ele é usado contra piolhos e lêndeas.

 

Maykon Paiva ressaltou ainda que: “continuamos acreditando que os testes clínicos são fundamentais para utilizar uma nova droga para qualquer patologia em que não se tenha qualquer confirmação. Alertamos pra o uso racional de medicamentos que possam trazer prejuízos para a saúde de pessoas que tenham outras doenças e patologias e com isso possa surgir uma nova doença”.

 

O presidente do CRF alertou que “é preocupante a atitude dessas cidades que liberam medicamento sem a devida comprovação científica e mais: a forma que esses medicamentos estão sendo distribuídos como se fossem qualquer outra mercadoria. o medicamento pode ser um veneno, depende da dose”. 

 

As cidades estão distribuindo o medicamento para uso dos moradores acima de 18 anos. Um deles, Tocantinópolis está distribuindo inclusive para os indígenas.