No período de 9 a 14, técnicos do Instituto Natureza do Tocantins, (Naturatins) e o representante da secretaria de Turismo e Meio Ambiente de São Félix – TO visitaram cidades dos estados da Bahia, Maranhão, Piauí, e Tocantins, que integram o Mosaico de Unidades de Conservação do Jalapão. O objetivo dos encontros foi cumprir o que foi determinado no ano passado, quando ocorreu a reunião de nomeação dos conselheiros do Mosaico.

O fiscal Ambiental do Naturatins, Natal Castro, acompanhou os técnicos nas visitas que já estavam agendadas. “Estamos levantando às deficiências de estrutura dos órgãos e verificando como os gestores estão trabalhando os assuntos referentes ao meio ambiente. Como parceiro, o Naturatins está apoiando os prefeitos para que avancem nas questões ambientais. Os encontros foram muito proveitosos”, frisou Natal.

Os primeiros municípios a serem visitados foram Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia, ambos no estado da Bahia. Nestas cidades as reuniões aconteceram com os secretários de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Secretário de Turismo.

No Piauí, o grupo visitou o município de Corrente, quando encontraram com o prefeito Murilo Ribeiro, além dos secretários do Meio Ambiente, Saúde e Turismo. Também estiveram na sede do ICMBio e ainda em duas rádios FMs locais, onde a equipe concedeu entrevistas. Em São Gonçalo do Gurguéia, também no Piauí, os técnicos se reuniram com o prefeito Paulo Lustosa Nogueira.

Ainda no Piauí a equipe visitou os municípios de Barreiras e Gilbués, quando ocorreram reuniões com os secretários de Meio Ambiente e Turismo. A visita técnica também ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, ocasião que foi solicitado ao Naturatins por meio de parceria, um Termo de Cooperação Técnica para que alunos do curso de Gestão Ambiental realizem estágios no Parque Estadual do Jalapão.

No estado do Maranhão visitaram a cidade de Alto Paranaíba, quando também se reuniram com o secretário de Meio Ambiente e Turismo e equipe técnica da pasta.

Natal Castro acompanhou todo o percurso das visitas e apresentou os membros do Conselho Consultivo do Jalapão, aos gestores municipais. “Participaram da comitiva o presidente do Conselho Consultivo e Deliberativo do Mosaico do Jalapão e também gestor do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) João Miranda e o secretário de Turismo e Meio Ambiente de São Félix e também secretário do Conselho do Mosaico do Jalapão, Carlos Irael.

Representando as prefeituras tocantinenses que participam do Mosaico do Jalapão, Carlos Irael, disse que as vistas aos outros estados foi resultado da organização do Mosaico em parceria com o Naturatins. “Ao participar dessa missão técnica, o nosso objetivo foi de integrar os municípios do Tocantins com municípios os estados da Bahia, Piauí e Maranhão para a troca de experiências no sentido de fortalecer a integração das políticas públicas”, considerou Carlos.

Preservar e conservar

De acordo com João Miranda, as visitas foram construtivas e proveitosas. “Nós chamamos a responsabilidade nas esferas federal, estadual e municipal das instituições, para que cada uma cumpra com sua responsabilidade dentro da função de preservar e conservar a biodiversidade da região que compõe o Mosaico do Jalapão” ressaltou.

O presidente do Conselho adiantou ainda “Aqui em Lizarda já fechamos com a prefeita Suelene Matos e com o secretário Dário Montergão, as estratégias para a 2ª reunião do Conselho do Mosaico do Jalapão. Estamos deixando tudo organizado e vamos repassar a eles tudo que ocorreu na visita técnica nesta região”.

O Secretário do Meio Ambiente e Turismo de Lizarda, Dário Monteiro convida todos os gestores da região que integra o Mosaico do Jalapão, de maneira a  se atentarem para as questões ambientais “Que todos possam aproveitar bastante cada tema, e assim sair com várias questões positivas deste encontro”, afirmou.

A equipe esteve o município de Lizarda, quando o supervisor do Parque Estadual do Jalapão, João Miranda, anunciou a 2ª reunião ordinária do Conselho Mosaico do Jalapão para os dias 27 e 28 de abril.

A prefeita de Lizarda, Suelene Matos, espera que a reunião do Conselho do Mosaico do Jalapão represente uma maior integração entre os municípios. “É uma oportunidade de nos reunirmos em torno da temática do meio ambiente. No sentido de que o Mosaico, possa contribuir com um meio ambiente mais conservado”, destacou.

Mosaico

A formação do Conselho é uma exigência da portaria 434/2016, do Ministério do Meio Ambiente, que reconheceu o Mosaico do Jalapão, que engloba nove unidades de conservação nos estados do Tocantins, Piauí, Bahia e Maranhão. Ocupando área territorial de quase três milhões de hectares. É o 15º Mosaico de Unidades de Conservação, no Brasil, reconhecido oficialmente.