O momento de construir e reformar um imóvel é acompanhado de muitas expectativas, mas obras próximas à rede elétrica pedem cuidados redobrados. Na construção civil existem muitos riscos, por isso é necessário avaliar com muita atenção se o local é apropriado e seguro, antes de começar a trabalhar. O levantamento realizado pela Energisa Tocantins aponta que, nos últimos três anos, foram registrados 13 acidentes com a rede elétrica em obras no Tocantins, sendo duas vítimas fatais.

“Durante suas atividades, profissionais da construção civil, como pedreiros, serventes e pintores podem ser vítimas de choque elétrico ao se aproximarem, ou colocarem suas ferramentas e equipamentos em contato com a rede energizada. Em muitos casos, não é preciso nem encostar nos fios para sofrer uma descarga. O fato de estar próximo à rede já ocasiona o choque elétrico”, alerta o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Tocantins, Leomar da Rocha Assis.

Por isso, os profissionais devem ficar atentos às distâncias mínimas de segurança da rede elétrica, que deve ser de dois metros de distância na horizontal e três metros na vertical, principalmente quando tiver o uso de andaimes. Os cuidados também devem existir durante os serviços de pinturas e instalações de antenas de TV. Além disso, não se deve mexer na fiação de forma a afastá-la do local da construção, sob nenhuma hipótese. Somente as equipes da concessionária estão autorizadas e preparadas para esse tipo de trabalho.

 

Confira algumas orientações de segurança que a Energisa preparou:

– Monte andaimes longe da rede elétrica e nunca deixe vergalhões e calhas tocarem na rede;

– Ao manobrar caminhões, cuidado com a rede elétrica. Verifique a altura do caminhão e também da rede;

– Sempre use os equipamentos de segurança;

– Instale antenas com uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente recuperá-la, pois poderá receber uma descarga elétrica;

– Certifique-se de que as instalações não estão danificadas e que são adequadas à carga elétrica;

– Ao fazer pequenos reparos em aparelhos elétricos, certifique-se de desligá-los da tomada.

 

Intervenções na rede elétrica

As atividades que envolvem energia elétrica devem ser realizadas de forma segura e responsável, por profissionais qualificados e autorizados. Subir em postes, trocar transformadores, fazer instalação de medidores, manobrar equipamentos na rede de energia são serviços que só as equipes da Energisa podem realizar, pois são preparadas para desenvolver o trabalho com segurança.

Além crime, as atividades citadas acima são perigosas e podem causar acidentes fatais. Ações que são proibidas de serem realizadas na rede de energia ou próximas a ela:

– Instalar câmeras de vigilância, placas publicitárias, cabos de rede de internet e demais equipamentos particulares nos postes;

– Realizar pintura de fachadas improvisando extensores no rolo de pintura;

– Fazer cercas ou alambrados sob a rede elétrica sem aterramento e/ou seccionamento;

– Subir em transformadores ou estruturas de rede de energia. Somente as equipes da concessionária estão habilitadas a fazer intervenções no sistema.

 

Quer instalar uma antena, como fazer com segurança?

– Contrate um profissional qualificado e experiente;

– Garanta que a instalação será feita longe de para-raios e jamais interligue o cabo da antena aos condutores elétricos;

– Na hora da instalação não arremesse cabos sobre a rede elétrica. Mesmo eles estando encapados, a capacidade de isolamento do material pode não ser suficiente para evitar a passagem da eletricidade;

– Não se aproxime ou toque na rede elétrica;

– O local ideal da instalação da antena é o lado oposto da fiação de energia elétrica.

Caso perceba alguma situação de risco, entre em contato com a Energisa por meio dos canais: Aplicativo Energisa On, WhatsApp da Gisa (63) 9222-6664, pelo site energisa.com.br ou via Call Center 0800 721 3330.