Por Christina Hayne

Profissionais de comunicação que promovem o turismo têm encontro marcado em Salvador (BA), durante o I Congresso da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), no período de 1 a 4 de junho. A expectativa é confirmar presença de até 120 profissionais de comunicação originários das cinco regiões do Brasil, representantes do turismo, além de e políticos e gestores públicos comprometidos com o segmento.

A participação no Congresso Febtur é uma oportunidade única para jornalistas e comunicadores que desejam se atualizar e estar por dentro das tendências do turismo.

Houve a confirmação de mais de 120 profissionais de comunicação de Turismo, ultrapassando a expectativa da organização, encerrando as inscrições antes mesmo do previsto.

O Congresso traz o tema “Comunicação plural para um turismo sem fronteiras” e subtemas transversais presentes às mesas redondas, com foco para o afroturismo, etnoturismo, ecoturismo e turismo sustentável. A programação vai ativar o funcionamento da rede de comunicação por meio de ferramentas tradicionais, criativas e digitais da Febtur.

A contagem regressiva movimenta o volume de inscrições por parte de representantes dos segmentos de comunicação, autoridades, e imprensa nacional. Entre os inscritos, representantes dos setores de turismo como hotelaria, agências de viagens, operadores e guias de turismo, representantes de restaurantes e similares e economia criativa, além de empresários e Terceiro Setor. O congresso espera receber também a participação de estudantes de Jornalismo, Comunicação e Turismo.

Programação

O evento possui limite de participantes e para os inscritos, o pacote oferece uma programação técnica diversificada e muito atrativa:

Programação Técnica

  • Press trips,
  • City tour,
  • Hospedagem,
  • Alimentação,
  • Transfers,
  • Confraternização,
  • Noites temáticas.

A programação técnica vai contar com mesas-redondas, palestras, mini-coletivas e atividades culturais. Os profissionais que participarem do Congresso, além de terem acesso a conteúdo técnico de alta qualidade, vão realizar visitas técnicas aos principais pontos turísticos de Salvador, como o Pelourinho, a Igreja do Bonfim, o Instituto Santa Dulce dos Pobres, Mercado Modelo, Farol da Barra e outros atrativos icônicos da cidade.

Em contrapartida, aos jornalistas e demais profissionais de comunicação caberá a missão de produzir conteúdo e reforçar a chegada desse conteúdo (gerado por eles) à população brasileira, além de chamar atenção acerca de importantes políticas públicas para o desenvolvimento do turismo em todo o território nacional.

Pelourinho – Salvador – Foto Seleucia Fontes/@febturto

 Parceiros 

A Coordenação Geral do evento é da seccional Febtur Bahia, em parceria com a Febtur Nacional, e tem o apoio da Prefeitura de Salvador, via Secretaria de Cultura (Secult), e do Governo da Bahia, por intermédio da Secretaria de Turismo do Estado do Bahia (Setur/BA).

A organização do I Congresso Febtur comemora amplo apoio de gestores e do trade turístico ao evento. A lista de parcerias inclui entidades reconhecidas por apoiar as boas iniciativas dos jornalistas de turismo voltadas ao desenvolvimento do setor: o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/BA), por meio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), o Conselho Baiano de Turismo (CBTUR), o Salvador Destination e a Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH/BA).

Convites à autoridades se estenderam ao Ministério do Turismo (MTur) e à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo ( Embratur); à Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados; à Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a gestores estaduais.

“Salvador é uma cidade inclusiva nos seus diversos aspectos culturais, que repercutem diretamente no turismo, e essa inclusão tão diversificada precisa ser mostrada para os jornalistas que aqui estarão e é por isso que estamos apoiando este evento sem restrições”. Com estas palavras, o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, traz uma visão de ‘inclusão’ para ser debatida durante o I Congresso Febtur de Jornalistas e Comunicadores de Turismo.

Segundo o presidente nacional da Febtur, Gorgônio Loureiro, o apoio recebido do trade turístico da Bahia e dos governantes do Estado e do município de Salvador é de extrema importância para a realização do Congresso.

“Com a participação desses atores, o evento ganha maior visibilidade e voz, além de se tornar acessível a um público mais amplo”,

Diz Gorgônio ressaltando ainda que o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacellar, também está empenhado em atender as solicitações, para que este seja um Congresso de alta qualidade.

De acordo com Heloisa Braga, presidente da Febtur Bahia, estes apoios demonstram a importância do congresso para a área de comunicação do turismo.

“Isso mostra que o nosso evento é relevante e está alinhado com as demandas do setor. Esperamos que o Congresso seja um sucesso e que possamos contribuir para o fortalecimento do turismo no Brasil”, declara. 

Representantes políticos e do trade turístico de vários estados brasileiros já acenaram positivamente para garantir presença ao Congresso da Febtur, a exemplo do Pará, Belém e Região Turística do Carajás. Na oportunidade, informações sobre roteiros dos destinos Belém, Parauapebas e São Geraldo do Araguaia estarão em evidência.

Para o Diretor de Comunicação da Febtur Nacional, Marco Aurélio Jacob:

“Está é uma grande oportunidade para consolidar a rede de jornalistas e comunicadores de Turismo, trocar experiencias e aprender um pouco mais sobre a comunicação do trade. Várias mesas, com profissionais renomados enriquecem o evento que entrará para a história do turismo brasileiro.” 

Elevador Lacerda – Salvador – Foto: Seleucia Fontes/@febuturto

 Comunicadores

Já estão confirmados congressistas dos estados do Pará, Tocantins, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Segundo José Maria Pinheiro, presidente Febtur Rio Grande do Norte, o estado nordestino possui a expectativa de seguir em comitiva com cerca de 20 profissionais de Natal para Salvador. José Maria entende ser este Congresso uma importante ferramenta para que os representantes do turismo brasileiro fiquem atentos à importância dos profissionais para uma comunicação plural e sem fronteiras.

Para jornalista Cassandra Teodoro, diretora da Regional Nordeste da Febtur Nacional, o Congresso vai mostrar a força da comunicação para a promoção dos destinos turísticos e promover principalmente a união destes comunicadores que buscam construir uma comunicação antirracista e representativa.

Acompanhe as redes sociais @febtur, @febtur_ba e o portal: febtur.org.br para ficar muito bem informado sobre o turismo no Brasil.
https://febtur.org.br/congresso-febtur-uma-combinacao-de-oportunidades-para-participantes-e-parceiros/