O secretário estadual de saúde, Edgar Tollini concedeu entrevista nesta quarta-feira, 19, quando comentou sobre a Covid no Tocantins. Ele testou positivo e está em isolamento.
“Estou bem, em casa, cumprindo isolamento e fazendo home office em contato direto com a secretária”, disse.
“Não tem sido um mês fácil, perdi meu pai semana passada”, disse.
“Estamos na fase mais aguda e crescente do vírus”, afirmou.
Ele contou que visitou pelo menos seis hospitais na semana passada no Estado. “Faço questão de reiterar a responsabilidade de cada um, o profissional da saúde é o mais vulnerável”, disse.
“Faço parte da estatística do Estado e também de profissionais da saúde infectados”, comentou. Segundo ele mais de 65% dos profissionais de saúde infectados já voltaram ao trabalho.
Ele foi o 11º secretário estadual a se contaminar no país.
Leitos de UTI
Ele falou ainda sobre a situação de lotação nos hospitais. “Augustinópolis abrimos 10 leitos, ampliamos mais 10 em Araguaína e amanhã provavelmente vamos dar início ao hospital estadual para covid e estamos também ampliando mais 10 leitos para o HGP. Se fosse possível gostaríamos de ter leitos de UTI em todas as cidades”, disse.
Ele disse que essa expansão depende e recursos humanos e estrutura. O secretário citou ainda a Falta nacional de assistência anestésica.