O prazo para que os partidos políticos realizem as convenções partidárias começa nesta quarta-feira (20). É nas reuniões que serão divulgados os nomes dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. O período termina no dia 5 de agosto em todo o país.

No Tocantins, o Partido Ecológico Nacional (PEN) será o primeiro a realizar a convenção, marcada para começar às 14h desta quarta-feira, no auditório da Assembleia Legislativa.

Outros partidos anunciaram as datas das convenções para esta semana. O PT fará a reunião às 14h desta quinta-feira (21) na Câmara Municipal. No sábado (23), o Partido Comunista Brasileiro (PCB) também realiza a convenção às 14h30, também na Câmara Municipal.

O prazo para registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações nos cartórios, deve ocorrer até às 19h, do dia 15 de agosto. Já o período da campanha eleitoral começa no dia 16 de agosto.

Algumas siglas ainda não definiram, outros partidos ainda não informaram.

Convenção conjunta

A pré-candidata à Prefeitura de Palmas e vice governadora, Cláudia Lelis (PV), reuniu-se na noite dessa segunda-feira, 18, em sua residência, com representantes dos partidos que formam a aliança partidária Frente por Palmas. Ocasião em que foi deliberada a criação de um Grupo Gestor, composto por membros de todos os partidos da Frente, com a função de auxiliar nas decisões da pré-campanha e traçar novas metas para as próximas etapas da corrida da pevista rumo ao Paço Municipal.

Outra decisão tomada durante a reunião foi que a convenção será conjunta com todos os partidos da base de sustentação da pré-candidatura de Cláudia Lelis. A convenção ocorrerá no dia 5 de agosto, na região Sul da Capital, em local ainda não definido.A “Frente por Palmas”, formada ainda no mês passado por partidos de oposição, é composta pelo PP, PV, PRTB, PSDC, PMDB e PMB.

Comitê Gestor

O Grupo Gestor tem a seguinte formação: Os presidentes Regional e Metropolitano do PV, Marcelo Lelis e Deocleciano Gomes, respectivamente, o presidente Metropolitano do PMDB, Lazaro Quirino (outro nome do PMDB será indicado nos próximos dias para compor o Grupo Gestor), os presidente Regional e Metropolitano do PSDC, Max Fleury e Gilvan Lino, o vereador Milton Neris e Robson Ferreira, do PP, os presidentes Regional e Metropolitano do PRTB, Júlio Fidelix e Marcelo Cláudio e as presidentes Estadual e Metropolitano do PMB, Meire Carreira e Ana Paula.  De acordo com informações da Frente, após a convenção, os membros do Grupo Gestor que optarem por disputar as eleições serão substituídos por outros nomes, também indicados pelos partidos.

Cláudia Lelis disse que “estamos fazendo uma pré-campanha com os pés no chão, da maneira mais democrática possível, onde cada companheiro e partido estão dando sua contribuição nesse grande projeto que estamos elaborando para Palmas, temos um cronograma e vamos seguir tudo conforme foi acordado com os partidos que formam a nossa base, nossa meta é elaborar um plano de gestão que tenha como foco o povo de Palmas, sobretudo, os que mais precisam”, garantiu. 

Apoio

A pevista foi anunciada como pré-candidata do grupo na última sexta-feira, 15, em evento realizado no Hotel 10, em Palmas, que reuniu seis partidos de oposição, lideres e membros da comunidade em geral. O grupo optou pelo nome de Cláudia Lelis, após amplas discussões e pesquisas internas, qualitativas e quantitativas, ocasião em que a pré-candidata destacou o diálogo com a população e com os demais partidos de oposição, na construção de um plano de gestão que realmente atenda aos anseios do povo de Palmas.